Dois contos contemporâneos que servem de metáfora para a vida real

Assim como os contos de fadas, histórias escritas nos tempos atuais também remetem a povoados e terras distantes para mostrar costumes e valores da sociedade

940
Capa do livro A menina e as estrelas
Foto: Reprodução
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais


Histórias ambientadas em tempos e locais remotos funcionam muito bem como metáforas para nossa realidade, nosso mundo, nosso tempo. Há séculos os contos de fadas cumprem esse papel, e muito bem. Mas contos contemporâneos também têm usado com frequência e perspicácia este recurso, como ocorre nos dois livros que destaco na coluna deste mês.

Capa do livro A menina e as estrelas
Foto: Reprodução

No recém-lançado A MENINA E AS ESTRELAS, a escritora Mariana Ianelli cria uma história curta e delicada sobre uma menina cujo nome é um canto de pássaro e cujo sonho é escapar de uma terra isolada, dominada por um líder atroz, o misterioso homem do realejo. Aproveitando a semelhança sonora entre “realejo” e “realeza”, Ianelli constrói uma alegoria sobre os sons que limitam e os sons que libertam. As ilustrações de Fereshteh Najafi, especialista em construir cidades e paisagens sugestivas e intrigantes, dialogam com perfeição com o ambiente onírico e às vezes angustiante do texto.

Capa do livro O guardador de memórias
Foto: Reprodução

O GUARDADOR DE MEMÓRIAS, de Denise Guilherme também nos transporta para um povoado distante e também tem a ver com sons que encantam e libertam. Naquele lugar simples e carente, nasce um menino que tem um incrível dom: com suas orelhas em forma de concha, ele guarda todas as histórias que ouve, e também as memórias de sua terra e seus ancestrais. Este dom vai se revelar importantíssimo quando o local é atacado e enfrenta tempos sombrios. Rabeca Luciani ilustra com maestria, num jogo de cores e sombras, detalhes e panoramas, esta bela alegoria sobre a importância de se valorizar o passado, a tradição e a riqueza cultural de um povo.

Ficha Técnica:
A MENINA E AS ESTRELAS. Texto de Mariana Ianelli, ilustrações de Fereshteh Najafi. Editora Olho de Vidro, 2022.
O GUARDADOR DE MEMÓRIAS. Texto de Denise Guilherme, ilustrações de Rebeca Luciani. Editora Moderna, 2021.
Sobre os autores:
Mariana Ianelli, paulista, escreve poemas, histórias e crônicas, e é mestre em Literatura.
Fereshteh Najafi, iraniana radicada no Paraná, é ilustradora e escritora.
Denise Guilherme, paulista, é escritora e educadora.
Rebeca Luciani, argentina, é ilustradora e professora de artes.

LEIA TAMBÉM:

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui