Dois livros que são deliciosos absurdos

O escritor Leo Cunha indica duas obras que desafiam as expectativas e trazem cenas inusitadas, personagens curiosos e histórias nonsense

202
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Por que tão sério?, pergunta o Coringa para o Batman. E pra que tanto sentido?, perguntam muitos autores de livros para crianças. Será que tudo precisa ter lógica, na literatura infantil? Claro que não! As crianças adoram poemas e histórias que desafiam as expectativas, driblam o racional, abraçam o absurdo. Na coluna deste mês, destaco dois livros infantis recentes que deslocam a lógica e apostam no nonsense.

Capa do livro A banda tamanduá

Em A BANDA DO TAMANDUÁ e OUTRAS HISTÓRIAS INCOMUNS, o ilustrador Alex Lutkus faz sua estreia como escritor. Admirador confesso dos artistas surrealistas, como René Magritte, Alex cria uma série de cenas inusitadas – compostas sempre por duas quadrinhas rimadas –, cada uma focada em um personagem humano ou animal: o homem-foguete, a mulher com cabelo de periquito, o pato de guarda-chuva, o bicho-torneira. Na capa, um homem-gaveta que, curiosamente, lembra a mulher-cadeira que estampa a capa do próximo livro.

Capa do livro A família mobília

A FAMÍLIA MOBÍLIA, da autora Tatiana Blass, também nos diverte com cenas e personagens absurdos. Aqui, o foco é uma família de móveis que, apesar do nome, são pouco móveis. O nome de cada um espelha (opa!) sua função: por exemplo, temos o Joel Papel de Parede, onde está pendurado Carlos Quadros com sua cara de paisagem. No chão, Teodoro Tapete se irrita e dá rasteiras em quem o pisa sem modos. E por aí vai. As ilustrações, repletas de cores e padrões repetidos, dão um toque psicodélico ao livro, lembrando de leve a estética dos Beatles na fase Yellow Submarine.

Ficha Técnica:
A BANDA DO TAMANDUÁ E OUTRAS HISTÓRIAS INCOMUNS. Texto e imagens de Alex Lutkus. Editora Ciranda Cultural, 2022.
A FAMÍLIA MOBÍLIA. Texto e imagens de Tatiana Blass. Editora Sesi-SP, 2019.

Sobre os autores:
Alex Lutkus, paulista, é ilustrador, designer e escritor.
Tatiana Blass, paulista, é escritora, ilustradora e videoartista.

LEIA TAMBÉM:

*Este texto é de responsabilidade do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui