Dois livros que são bons de bola e de letra

Rimas, poemas, gols e dribles têm muito em comum, como mostram as duas obras indicadas pelo escritor Leo Cunha para pequenos leitores apaixonados por futebol - ou seria pela literatura?

464
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Futebol e literatura têm tudo a ver, é ou não é? Podemos até esboçar uma analogia entre os dois. Cada drible é um poema. Cada gol emplaca uma rima. Cada partida é um conto, talvez, e o campeonato pode bem parecer uma novela. Será que estou exagerando? Seja como for, é inegável que o futebol está cheio de cenas, histórias e personagens interessantes. E muitos livros de literatura infantil se aproveitam disso para conquistar a torcida, ou melhor, os leitores!

TATU BOM DE BOLA, escrito por Luís Pimentel, traz duas marcas registradas desse autor: o bom humor e a paixão pelo esporte favorito dos brasileiros. Aqui acompanhamos a história do Artur, um tatu que curte tanto o futebol que ocupa todas as funções: jogador, juiz, bandeirinha, locutor… Acaba se revelando um craque e começa a ficar famoso. De repente, todo mundo quer vê-lo jogar e até pegar seu autógrafo. Mas é aí que vem a surpresa: será que o Artur está a fim de tudo aquilo que vem junto com a fama? Boa pergunta! Pra saber a resposta, leia essa história repleta de rimas e de ginga.

Já ABC FUTEBOL CLUBE, de Mario Alex Rosa, parte de uma escolha narrativa bem inusitada. O livro inteiro é contado como se fosse a locução de um radialista que descreve os lances de uma partida de futebol. E nessa partida, os jogadores são as letras do alfabelto. “Na área o A arma, avança, passa um, passa dois, e laaaaaança para o B. Linda bola!” Nesse ritmo divertido, com versos rápidos e o vocabulário tão típico dos narradores esportivos, brincamos de bola e de letras. As ilustrações de Bruno Nunes dialogam espertamente com o tema e com a forma do texto, explorando o lado imagético das letras e dos sinais gráficos.

Ficha Técnica:
TATU BOM DE BOLA Texto de Luís Pimentel, ilustrações de Tatiana Paiva. Editora Melhoramentos, 2018.
ABC Futebol Clube. Texto de Mario Alex Rosa, ilustrações de Bruno Nunes. Editora Aletria, 2015.

Sobre os autores:
Luís Pimentel , baiano, é escritor, roteirista e jornalista.
Tatiana Paiva, paulista, é ilustradora e designer gráfica.
Mario Alex Rosa, mineiro, é professor, escritor e artista plástico.
Bruno Nunes, mineiro, é ilustrador e designer.


LEIA TAMBÉM:


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui