Fios, linhas e rabiscos inspiram livros de literatura infantil

Referências importantes para os atos de ler e escrever, elementos como os fios e as linhas são tema de várias obras para crianças; o escritor Leo Cunha comenta duas delas

335
Mãe e filha leem livro juntas
Livros infantis que brincam com os rabiscos, fios e linhas
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

O rabisco, ou garatuja, é um elemento importante no modo como as crianças apreendem os atos de escrever e desenhar. Fios, linhas, traços e pontos são pratos cheios para escritores e ilustradores que se dedicam à literatura infantil. Livros que exploram tais elementos vão desde o já clássico “A parte que falta”, de Shel Silverstein, até “Fios e nós”, de Tânia Martinelli, além de duas obras chamadas “Fio”, de Marilda Castanha e de Ana Terra, e “Os rabiscos do mundo”, de Ricardo Benevides e Guto Lins. Na coluna de hoje, vou destacar dois livros recentes, lançados ambos em 2021.

Em O PONTO E A LINHA TÊM OUTROS PLANOS, o casal Blandina Franco e José Carlos Lollo (célebres pela série do cachorrinho Pum) criam uma curiosa brincadeira em torno dos vários pontos que povoam nosso cotidiano: o ponto de ônibus, o ponto cardeal, o ponto cego… Aproveitando a noção geométrica de um plano que contém infinitos pontos, a dupla traz pro jogo, também, o duplo sentido da palavra plano. Afinal de contas: se um plano tem tantos pontos, um ponto também pode ter seus próprios planos!

LEIA TAMBÉM:

Capa do livro Arisca

Já o escritor Tino Freitas se aventura também na criação visual da história de um risco, um rabisco, um garrancho, uma garatuja bastante esperta, ou melhor, ARISCA. De modo metalinguístico, o livro é uma reflexão do próprio narrador sobre a criação de seu rabisco, e tudo o que ele pode significar. Será que Arisca é bonita? Será que é única? Ela deve ter alguma cor específica? Só mesmo lendo para descobrir todos os rolos e nós nos quais a personagem se envolve.

Ficha Técnica:
O ponto e a linha têm outros planos. Texto de Blandina Franco, ilustrações de José Carlos Lollo. Editora Leiturinha, 2021.
Arisca. Texto e imagens de Tino Freitas. Editora Krauss, 2021.
Sobre os autores:
Blandina Franco, paulista, é escritora com dezenas de livros publicados.
José Carlos Lollo, paulista, é ilustrador e publicitário.
Tino Freitas, cearense radicado em Brasília, é escritor, músico e promotor de leitura.


LEIA TAMBÉM:


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui