Dois livros sobre humor e imaginação em quadrinhos

Histórias falam sobre um anjo irrequieto que questiona padrões e cria rebuliços, e a menina Raven, que sai em busca dos pais na companhia do urso Dimas

272
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Há alguns anos escrevo sobre literatura infantil aqui na Canguru News e me dei conta de que nunca tinha falado sobre quadrinhos. Como sempre fui admirador das HQs – especialmente das bem-humoradas como Asterix, Mafalda, Calvin, Peanuts, Pererê e várias da turma da Mônica – resolvi este mês destacar dois livros muito criativos e provocadores, que têm tudo para encantar e divertir a meninada.

O primeiro deles, DESORDEM NO PARAÍSO, acabou de chegar ao Brasil, embora tenha sido publicado originalmente na Bélgica em 1989. Escrito e ilustrado por Gabrielle Vincent – autora também da famosa série Ernesto e Celestina – o livro conta as desventuras de Serafim, um anjo entediado e irrequieto – quase falei encapetado – que decide fugir do céu, para aflição de todos os seus guardiões e mestres celestiais. Com sua rebeldia e seu espírito curioso e criativo, o garoto questiona padrões e certezas de todos ao seu redor, e cria um rebuliço – também na cabeça do leitor. Edição caprichadíssima, em mais de 100 páginas e capa dura.

Já BEAR, da quadrinista Bianca Pinheiro, é uma HQ brasileira que fez o caminho contrário ao de Vincent, sendo traduzida para vários países estrangeiros desde seu primeiro volume lançado em 2014. Nas páginas do livro (assim como em sua versão
online), acompanhamos a jornada da menina Raven em busca de seus pais, acompanhada pelo urso Dimas. A relação dos dois personagens é repleta de humor, provocações mútuas e muito afeto, lembrando às vezes a amizade de Calvin com seu tigre Haroldo. Com muitas pitadas de metalinguagem e referências variadas que vão da cultura pop à erudita, e um envolvente jogo de cores, Bear tem tudo para cativar leitores de zero a sempre, como gosto de dizer.

Ficha Técnica:
DESORDEM NO PARAÍSO. Roteiro e imagens de Gabrielle Vincent, com tradução de Ana Carolina Oliveira. Editora Dimensão, 2022.
BEAR. Roteiro e imagens de Bianca Pinheiro. Volumes 1 a 3, Editora Nemo, 2014 a 2016.
Sobre as autoras:
GABRIELLE VINCENT, pseudônimo de Monique Martin (1928-2000), pintora, escritora e quadrinista belga.
BIANCA PINHEIRO, carioca radicada no Paraná, é quadrinista e ilustradora.

LEIA TAMBÉM:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui