10 conversas irreverentes ou divertidas de Mafalda com seus pais

Na semana da morte de Quino selecionamos 10 tirinhas de conversas entre Mafalda e seus pais para refletir ou dar risadas – talvez, os dois ao mesmo tempo

7904
Mafalda em 10 tirinhas: conversas irreverentes do personagem com seus pais; ilustração de Quino mostra Mafalda sorridente de vestido e laço no cabelo vermelho
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

– Mas por que eu tenho que fazer isso? – pergunta Mafalda.
– Porque eu estou mandando e eu sou sua mãe! – responde a mãe.
– Se é uma questão de títulos, eu sou sua filha! E nos diplomamos no mesmo dia, não foi? – contesta Mafalda à mãe, em uma de suas tirinhas fabulosas, criadas pelo argentino Joaquín Salvador Lavado, mais conhecido como Quino.

Considerado o cartunista de língua espanhola mais famoso e traduzido do mundo, Quino morreu nesta quarta-feira (30/09), aos 88 anos, depois de não resistir a um acidente vascular cerebral (AVC). Foi justo um dia depois de Mafalda completar 56 anos de existência – a primeira tirinha com a personagem foi publicada no dia 29 de setembro de 1964.

No total, foram quase dez anos de produção de Mafalda, até 1973. Em 1976, Quino ainda faria ilustrações da personagem, a pedido do Unicef, para os 10 princípios da Declaração dos Direitos da Criança. Hoje, mesmo passados mais de 50 anos de sua criação, suas histórias seguem mais atuais do que nunca. “Parem o mundo que eu quero descer!”, disse ela certa vez. Mafalda falava de tudo um pouco – política, economia, guerra, educação, cultura, direitos, amizade e justiça. E o universo de pais e filhos, claro, não podia ficar de fora.

A garotinha de cabelos pretos e apenas 6 anos de idade ficou famosa por sua irreverência, forma crítica de ver o mundo e afirmações que deixariam qualquer mãe ou pai desconcertado. Como quando diz ao irmãozinho: “Seja compreensivo, pense que essa boa gente (os pais), antes de nos educar, não tinha educado a ninguém”.

A aversão a sopas, o amor pelos Beatles e os questionamentos às regras de convivência e ao politicamente correto também aparecem com frequência em seus diálogos. E como qualquer criança, ela, por vezes, se mostra ingênua e não hesita em acreditar em um mundo melhor. “Bom dia! As injustiças terrestres já foram abolidas?”, pergunta Mafalda ao acordar.

“Quando parei de a desenhar, em 1973, não pensava que Mafalda pudesse continuar a ter um tal sucesso. Surpreende-me o afeto que as pessoas nutrem ainda em relação a ela. As crianças, sobretudo… O que, por um lado, me alegra. Por outro, no entanto, entristece-me. Quer dizer que o mundo, as suas injustiças, as desigualdades, os conflitos – problemas, em suma, que Mafalda denunciava há meio século – permaneceram imutáveis. Na verdade, se alguma coisa mudou, foi para pior… Mas eu sou um pessimista”, disse Tino ao site “todohistorietas”, em 2014.

Tino também era tímido. No seu estúdio de produção, por anos manteve um cartaz que dizia: “Por razões de timidez não se aceitam reportagens de nenhuma índole”, recorda matéria sobre ele publicada no dia de sua morte no jornal argentino El Clarín. Em uma entrevista feita há décadas, Quino afirmou: “Escolhi desenhar porque falar me custa bastante”. Que bom que seus desenhos e personagens falam por ele – e dizem muito. Até hoje. E para o sempre.

Leia também: 10 livros infantis que marcaram as últimas décadas

https://www.instagram.com/p/CFzSoKxAbg3/

Leia também: 7 personagens transformados em bonecos funkos que você e as crianças vão querer colecionar

Mauricio de Sousa homenageia Quino

Desde o anúncio da morte de Quino, diversos artistas e cartunistas têm homenageado o argentino. Entre eles, o criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, que lamentou a morte do argentino e disse em suas redes sociais: “O amigo Quino está agora desenhando pelo universo com aqueles traços lindos e com um humor certeiro como sempre fez. Criou sua Mafalda, hoje de todos nós, no mesmo ano em que eu criei a Mônica, em 1963. Por isso, nos tornamos irmãos latino-americanos para desbravar o mundo dos quadrinhos. Quino vive agora mais forte dentro de nós”, escreveu o desenhista brasileiro.

Leia também: 35 lições que as crianças devem aprender, segundo Mauricio de Sousa e Mario Sergio Cortella

A seguir, selecionamos algumas tirinhas especiais que mostram Mafalda, sua mãe e seu pai. Confira!

Mafalda em 10 tirinhas: para dar risadas e refletir

A irreverência de Mafalda | Foto: Reprodução/Quino

O Dia das Mães e o receio de ter sopa na refeição | Foto: Reprodução/Quino

Mafalda e a compreensão das coisas “ao pé da letra”| Foto: Reprodução/Quino

Sobre educar os filhos | Foto: Reprodução/Quino

A descoberta da infância da mãe | Foto: Reprodução/Quino

Mafalda e seus questionamentos irônicos do mundo | Foto: Reprodução/Quino

Mafalda: tirinha mostra personagem preocupada com o envelhcimento

Mafalda e o “envelhecer” | Foto: Reprodução/Quino

A sobrecarga materna | Foto: Reprodução/Quino

Mafalda: tirinha que faz uma crítica ao mundo

Mafalda e sua visão crítica do mundo | Foto: Reprodução/Quino

O amor infinito à mãe. Foto: Reprodução/Quino

Leia também: Morre Daniel Azulay, artista plástico e desenhista; ele foi infectado pelo novo coronavírus

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui