Morre Daniel Azulay, artista plástico e desenhista; ele foi infectado pelo novo coronavírus

764
morre Daniel Azulay
Foto: Reprodução/Facebook
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

O artista plástico e desenhista Daniel Azulay, que foi colunista da Canguru News, morreu nesta sexta-feita (27), aos 72 anos. Azulay tratava uma leucemia e, segundo sua família, contraiu o novo coronavírus. Ele estava internado em uma clínica no Rio de Janeiro havia duas semanas. 

Azulay ficou muito conhecido do público por participar de programas televisivos infantis entre as décadas de 70 e 2000. Sua criação mais famosa é a “Turma do lambe-lambe”, grupo de personagens que protagonizaram quadrinhos e estrelaram um programa de TV que ficou no ar por mais de dez anos e tinha apresentação do próprio Azulay.

O artista participou de outros programas de televisão ao longo dos anos, nos quais influenciou muitas gerações ao falar de arte para o público infantil e incentivar as crianças a usarem a imaginação para desenhar. Ele também ensinava como fazer brinquedos de sucata e conscientizava sobre a importância da conservação do meio ambiente. 

Leia também: Quarentena: veja que cuidados tomar com os bebês e as crianças em casa

Em entrevista à Canguru, em 2017, ele destacou a importância do desenho na vida das crianças (você pode ler a entrevista clicando aqui): 

“Desenhar na infância é fundamental, porque permite o desenvolvimento do universo de representação e a aglutinação do processo cognitivo. A criança desenha o que sente, o que pensa, o que sabe, o que aprende. Explica uma história com um desenho. Criança que não desenha passa a infância em branco.” 

Azulay ainda pintava, escrevia e ilustrava livros infantis, além de ser músico. Em 2018, ele recebeu um prêmio pela sua carreira no Troféu HQMIX, tradicional premiação de quadrinhos brasileiros. Nos últimos anos, vinha ensinando desenho para as crianças pela internet

Heloisa Scognamiglio
Jornalista formada pela Unesp. Foi trainee do jornal O Estado de S. Paulo e colaboradora em jornalismo da TV Unesp. Na faculdade, atuou como repórter e editora de internacional no site Webjornal Unesp e como repórter do Jornal Comunitário Voz do Nicéia. Também fez parte da Jornal Jr., empresa júnior de comunicação, e teve experiências como redatora e como assessora de comunicação e imprensa.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui