Criança com “cecê”: saiba o que pode provocar o mau cheiro nas axilas

36102
Ilustração mostra menino com cecê e suor na axila
O odor ruim é provocado por bactérias que ficam acumuladas próximas às axilas ou em roupas.
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Depois de brincar incansavelmente por horas, correndo, pulando ou andando de bicicleta, as crianças ficam “ensopadas” de suor devido à transpiração. No entanto, algumas delas podem apresentar mau cheiro nas axilas ou o famoso “cecê”. Nas crianças menores, esse odor característico preocupa alguns pais: será que se trata da puberdade precoce?

“O que causa o mau cheiro é a decomposição do suor, produzido por um tipo de glândula, pelas bactérias presentes nas axilas. A criança pequena não tem essa glândula completamente desenvolvida, por isso que normalmente não tem cheiro. Quando os hormônios da puberdade chegam, ela completa o seu desenvolvimento e o suor eliminado pode ser composto por bactérias e causar o mau cheiro”, explica Aline Marcassi, dermatologista infantil.

“Sempre que vemos mau cheiro nas axilas, temos que pensar se realmente a criança entrou na puberdade ou não. Muitas vezes, precisamos investigar a parte hormonal, dependendo da faixa etária”, elucida Aline. Segundo a especialista, a puberdade pode começar a partir dos 8 anos em meninas e dos 9 anos em meninos. “Se for abaixo dessa idade, temos que pensar que pode ser uma puberdade precoce, ou seja, que a criança está produzindo hormônios antes do tempo”, alerta. Por isso, é importante avaliar atentamente as causas do problema.

LEIA TAMBÉM:

Mas outros fatores também provocam o “cecê”. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), “o odor axilar também pode ser causado por uso de roupas contaminadas por bactérias, pelo consumo de alimentos como alho, por produção excessiva de suor (hiperhidrose) e, mais rararamente, por fenilcetonúria”. “O que eu recomendo é evitar repetir roupa, principalmente blusas de manga, porque às vezes a bactéria fica acumulada na roupa. Então, sempre que usar uma blusa, colocar para lavar e usar outra”, indica a dermatologista.

“Na maioria das vezes, o excesso de suor é uma tendência da pessoa”, Aline Marcassi, dermatologista infantil.

Quanto à hiperidrose ou suor excessivo, ela pode estar localizada nas axilas, nas mãos, nos pés, no couro cabeludo ou no tronco. “Na maioria das vezes, o excesso de suor é uma tendência da pessoa. Existem algumas doenças que podem aumentá-lo, mas elas são muito raras”, pontua Aline.


LEIA TAMBÉM:


Como lidar com o “cecê”?

“As medidas ou tratamentos adequados em caso de mau cheiro das axilas são evitar repetir roupa, automedicar-se e procurar um dermatologista, ou até um endócrino pediatra, para fazer a investigação da presença de um problema hormonal ou não”, resume a especialista.

A Sociedade Brasileira de Pediatria também recomenda o uso de roupas de fibras naturais que permitem a evaporação de suor, evitar alimentos com muitas especiarias, e lavar e secar o corpo (no mínimo, uma vez ao dia), principalmente nas áreas onde estão as glândulas sudoríparas produtoras de suor (axilas, pés e região genital). “Não há uma maneira certa de lavar as axilas das crianças. Lavar normal, com água e sabonete comum, já é adequado”, destaca a dermatologista.

Outra recomendação, um pouco controversa, é usar desodorantes ou antitranspirantes. “A Academia Americana de Pediatria fala que, teoricamente, não há problema em usar desodorantes à base de alumínio em crianças, mas os endocrinologistas pediatras não recomendam porque alguns produtos possuem uma substância chamada triclosan. O triclosan pode ser um disruptor endócrino, ou seja, alterar essa parte hormonal em uma criança que talvez já tenha algum problema. Muito por conta disso, não gostam de recomendar desodorantes comuns, então normalmente indicam específicos, sem alumínio e sem triclosan”, explica Aline.

O triclosan evita a contaminação por bactérias em produtos cosméticos, mas, nos últimos anos, tem sido retirado de diversas formulações por não ser biodegradável e seu efeito no organismo a longo prazo ainda ser desconhecido. Por isso, antes de fazer uso de qualquer desodorante ou antitranspirante, procure um endocrinologista ou dermatologista para investigar a causa do “cecê” nas crianças. Afinal, o uso desses produtos também pode provocar irritação na pele, obstrução das glândulas sudoríparas e manchas na pele.


LEIA TAMBÉM:


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

36 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite meu filho tem 8 anos tem cheiro forte nas axiliar depois que passei a usar leite d roda todos os dias melhorou bastante outra coisa que passei usar e deu certo foi o creme nivea em pasta

  2. A minha filha tem 6 anos e tem um cheiro muito forte tbm. Uso a pomada Minancora duas vezes por semana e intervalo com desodorante infantil. A Minancora é um coringa ha anos de geração em geração aqui em casa tanto nas axilas como chulé tbm rs.
    Não fico sem na farmacinha das crianças e até no maridão

  3. A minha filha tem 6 anos e tem um cheiro muito forte tbm. Uso a pomada Minancora duas vezes por semana e intervalo com desodorante infantil. A Minancora é um coringa ha anos de geração em geração aqui em casa tanto nas axilas como chulé tbm rs.
    Não fico sem na farmacinha das crianças e até no maridão

  4. Ola tenho um filho de 9 Anos!,desde os 7- a 8 Anos que ele tem um cheiro forte nas axilas, procuro sempre manter a higienização das mesma,ouvi falar que até o excesso de limpeza pode causa isso,faço uso as vezes de limão no local,estou meio assustada,pois não tem aliviado,e desde que era um bebê que percebo que ele soa muito!.Nas axilas dele tem manchinhas escuras, não sei se alguma das coisas citadas pode ter haver,fico no aguardo,no momento não estou em condições de pagar serviço médico particular.obg a todos

    • Moça boa tarde !
      Passou limão nas axilas da criança?
      Vc nunca ouviu dizer que o limão é ácido e causa queimaduras??
      Provavelmente está parte escura foi causada por coisas que vc passou nas axilas da criança…
      Sempre escutei as pessoas falar de passar limão no suvaco, mas de pilha, zuaçao, sacanagem, somente pra causar o desconforto de algo ácido numa parte do corpo sensível… É a mesma coisa de passar pimenta dentro do nariz…

      Não busque receitinha de YouTube, pra tratar qualquer situação numa criança, consulte sempre um médico especializado…

  5. Meu filho tem 6 anos de idade e estar com mau cheiro nas axilas , quando estar suando fica com um cê-cê forte igual de gente grande passo talco mas não estar adiantando

  6. Procure videos de desodorantes infantis caseiros muitos com o uso de leite de magnésio da marca Philips , e mantenha a limpeza constante de suas axilas ao menos umas 2 vezes ao dia , sabonetes antibactericidas ajudam bastante na lavagem , evite o uso de camisas de manga durante o verão e a temperaturas muito altas com ele na rua , se a senhora nao se importasse poderia me enviar a foto das axilas de seu pequeno p que assim possa avaliar e ha algum tipo de mancha de pele ou o que chamamos de estrias axiliar , termo dermatológico para aqueles risquinhos que algumas crianças possuem debaixo do braço . aguardo pelo meu e mail .

    • Boa tarde,
      Minha filha tem 6 anos e 10 meses quando faz atividades fica com um cheiro horrível na axilas, quando come catchup ou mostarda aparece bolinhas como se tivesse alergia só na auxilia. Uso uma pomada dermatologica e passa com no máximo dois dias.
      Em uma visita ao dermatologista, fui informada que isso era por minha filha ser gordinha. Outra falou que era bactéria, porém, nenhum me deu uma resposta objetiva.

  7. Olá, Suerlanny, tudo bem? A recomendação é evitar repetir as camisetas, evitar a automedicação e procurar um dermatologista ou um endócrino pediatra para investigar se há algum problema hormonal ou não. A Sociedade Brasileira de Pediatria também recomenda o uso de roupas de fibras naturais que facilitam a evaporação de suor, orienta evitar alimentos com muitas especiarias e lavar e secar o corpo (no mínimo, uma vez ao dia), principalmente nas áreas onde estão as glândulas sudoríparas produtoras de suor (axilas, pés e região genital). Sobre a lavagem das axilas, elas devem ser lavadas normalmente, com água e sabonete comum. Espero que essas dicas a tenham ajudado. Um abraço, Verônica.

    • O meu pequeno tem 8 anos ele também tem esse cheiro forte nas axilas eu uso o desodorante em creme da natura leite algodão e resolve mas a dica do magnésio eu não conhecia vou usar agora mas tentar levar ele no médico.

    • Procure videos de desodorantes infantis caseiros muitos com o uso de leite de magnésio da marca philips , e mantenha a limpeza constante de suas axilas ao menos umas 2 vezes ao dia , sabonetes antbactericidas ajudam bastante na lavagem , evite o uso de camisas de manga durante o verão e a temperaturas muito altas com ele na rua , se a senhora nao se importasse poderia me enviar a foto das axilas de seu pequeno p que assim possa avaliar e ha algum tipo de mancha de pele ou o que chamamos de estrias axiliar , termo dermatologico para aqueles risquinhos que algumas crianças possuem debaixo do braço . aguardo pelo meu e mail .

      • Oi boa noite minha filha tem 7 anos e tem cheiro forte tbm. Tem crescimento normal . E notei pelinhos na axilas bem fininhos e poucos. Mas e genética a avó tem muito pelos tbm eu creio. Você pode indica nome dos produtos pra ajudar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui