10 desodorantes recomendados para as crianças

O início da puberdade pode trazer o mau cheiro nas axilas; veja lista de produtos naturais recomendados por endocrinologista pediátrica a partir dos 8 anos

14934
Menina aperta nariz com os dedos e faz gesto de parar com braço estendido à frente
Produtos usados pelas crianças devem ser livres de álcool e sem perfume
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Por volta dos 8, 9 anos de idade, quando as crianças entram na puberdade e passam por diversas transformações no corpo, elas podem apresentar um odor forte nas axilas, devido à produção de glândulas que, em contato com o suor, produzem uma reação metabólica que causa o mau cheiro. 

Para evitar o famoso “cecê”, muitos pais se perguntam se é possível usar desodorantes de adultos. “A resposta é não. A partir dos 8 anos, a criança pode usar um desodorante próprio para a sua fase que, geralmente, é livre de álcool e sem perfume”, afirma a endocrinologista pediátrica Débora Alencar, de João Pessoa (PB). Ela ressalta que alguns desodorantes podem atuar como graves desreguladores hormonais, que podem contribuir para a ocorrência da puberdade precoce, entre outros efeitos adversos. “Os desodorantes de adultos não são indicados por ter composição diferenciada, podendo causar irritações, alergias e problemas na pele sensível da criança”, diz.

Cheiro forte nas axilas antes da puberdade

Débora acrescenta que se o cheiro forte nas axilas aparecer antes dos 8 anos nas meninas, e dos 9 anos nos meninos, é importante averiguar se a criança está higienizando bem as axilas e/ou se está usando roupas contaminadas por bactérias que favorecem o odor desagradável. O consumo de determinados alimentos como alho, cebola, curry e pratos muito condimentados, além de certos medicamentos e tecidos também podem influenciar no cheiro da transpiração.

Cuidados de higiene para as crianças:

  • Utilizar roupas de material leve e confortável;
  • Secar bem as axilas e outras áreas de dobra após o banho;
  • Evitar vestir roupas que já foram usadas sem lavar.

Se mesmo após os cuidados, houver persistência no mau cheiro, deve-se procurar um médico especialista para orientações adequadas e individualizadas. A médica explica que o odor forte nas axilas pode ser sinal de puberdade precoce e, nesse caso, é essencial buscar um acompanhamento para a criança com um endocrinopediatra. Mas enquanto ela não passa em consulta, ela sugere adotar uma receita caseira de desodorante para combater o mau cheiro nas axilas composta de:
Leite de magnésia + Bicarbonato + Gotinhas de óleo essencial.

Para crianças na puberdade, segue a lista de desodorantes recomendados pela endocrinologista pediátrica em seu perfil @dradebora.alencar, alguns deles vendidos até em supermercados. No geral, segundo Débora, eles têm preços que variam entre R$20 e R$90.

10 desodorantes que as crianças podem usar

  • Desodorantes da marca La Roche Posay;
  • Desodorante Natural;
  • Desodorantes da Weleda;
  • Desodorante de pedra Natural Stick, da Alva Brasil;
  • Desodorante de pedra vegano Lafes;
  • Desodorante spray, com óleos essenciais – Boni Natural;
  • Desodorante hidratante Souvi;
  • Desodorante natural Pura Vida;
  • Desodorante natural LiveaAloe;
  • Desodorante neutro Herbia Cosméticos.

LEIA TAMBÉM:

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui