‘O Brasil deve temer a doença, nunca o remédio’, diz a Sociedade Brasileira de Pediatria

A entidade afirma que a vacinação infantil é um direito e deve ser assegurado, e que essa estratégia é importante para reduzir mortes por covid nessa faixa etária

352
Menino recebe vacina no braço
Na nota, a entidade destaca estudos que comprovam segurança e eficácia da vacina infantil
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Diante de comentários de autoridades sobre possíveis riscos decorrentes da imunização de crianças de cinco a 11 anos contra a covid-19, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou uma nota de repúdio a posicionamentos contrários à vacinação infantil, em que reforça a importância de imunizar crianças no país. Abaixo, veja aspectos destacados pela SBP na nota.

1)   A população não deve temer a vacina, mas, sim, a doença que ela busca prevenir, bem como suas complicações, como a covid longa e a Síndrome Inflamatória Multissistêmica, manifestações que consolidam a necessidade da imunização do público infantil.

2)   O acesso das crianças à vacina contra a covid-19 é um direito que deve ser assegurado, o qual conta com o apoio da maioria dos brasileiros, conforme expresso em consulta pública realizada sobre o tema pelo Ministério da Saúde.

3)   A vacinação desse público é estratégia importante para reduzir o número de mortes por conta da covid-19 nessa faixa etária, no Brasil, cujos indicadores são mais expressivos do que em outras nações.

4)   Até o momento, os estudos realizados apontam a eficácia e a segurança da vacina aplicada na população pediátrica, a qual é fundamental no esforço para reduzir as formas graves da covid-19.

5)   A vacina previne a morte, a dor, sofrimento, emergências e internação em todas as faixas etárias. Negar este benefício às crianças sem evidências científicas sólidas, bem como desestimular a adesão dos pais e dos responsáveis à imunização dos seus filhos, é um ato lamentável e irresponsável, que, infelizmente, pode custar vidas.

No último dia de 2021, a SBP e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) já haviam divulgado um posicionamento conjunto sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos portadoras de cardiopatias contra a covid-19 com a vacina Comirnaty (Pfizer/BioNTech).

Para as entidades, os benefícios da vacinação nesta faixa etária superam os eventuais riscos associados e reforçam apoio à decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em autorizar a vacinação deste público.

Leia aqui a íntegra do documento.


LEIA TAMBÉM


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui