Como economizar com os gastos nas férias

O economista Carlos Eduardo Costa dá dicas do que fazer para se organizar e não sobrecarregar o orçamento neste periodo em que as crianças estão em casa

145
Pai, mãe e dois filhos entram no mar de mãos dadas
Viagens na alta temporada devem ser planejadas com antecedência para evitar despesas muito altas
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

O ano novo mal começou e janeiro chega trazendo uma série de despesas. E para aqueles que têm filhos, as despesas são ainda maiores. E não ficam somente na matrícula da escola, nos uniformes e no material escolar. Janeiro é época de férias escolares. Com isso, as crianças ficam em casa e as despesas aumentam.

Existem algumas alternativas e quase todas irão impactar o orçamento familiar. A primeira delas é aproveitar o período de férias e viajar com a família. Para não sobrecarregar o orçamento é importante um planejamento antecipado da viagem. Deixar para a última hora não é uma boa escolha. Como estamos em alta temporada, os preços costumam estar nas alturas. Essa é uma das razões para evitarmos viagens em janeiro. Outra razão é o grande fluxo de pessoas viajando, o que faz com que todos os destinos estejam lotados.

O jeito é ficar por Belo Horizonte mesmo. Quando tínhamos somente a Maria Eduarda, a colônia de férias do clube era uma saída. Apesar do preço salgado. Ela gostava tanto de aproveitar a colônia, que algumas vezes contribuiu com o dinheiro que tinha juntado em seu cofrinho no ano anterior. Em 2020, antes da pandemia, já não quis mais ir. Para esse ano, João Pedro deve frequentar pela primeira vez a colônia de férias do clube. Além disso, deve também aproveitar por uma semana a colônia de férias da escola que ele frequentava até dezembro. Será uma oportunidade de matar a saudade do espaço e de alguns coleguinhas. Em fevereiro, ele começará as aulas em uma nova escola. 

Como o nosso ritmo de trabalho em janeiro costuma ser mais tranquilo, gostamos de fazer alguns passeios com eles. Clube, praças e atrações culturais. Um programa que não pode faltar é uma ida ao cinema. Mas é preciso ter um bom planejamento para evitar que esses passeios venham a comprometer o orçamento. Na ida ao cinema, por exemplo, alguns cuidados precisam ser tomados. Escolhemos a sala tendo em vista os benefícios oferecidos pela nossa operadora de celular ou pela administradora do cartão de crédito. Com isso, todos pagam meia-entrada. Para a tradicional pipoca, optamos pela opção com refil. O pacote comprado em uma sessão garante a pipoca da próxima ida. A água para acompanhar é comprada antes de entramos no cinema. Pelo valor cobrado pela bomboniere em uma garrafa é possível comprar três em um supermercado ou farmácia.

São pequenas dicas que nos ajudam a gastar menos e nos permitem passear mais com os meninos.

E você? O que gosta de fazer com seus filhos nas férias?

*Este texto é de responsabilidade do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.

LEIA TAMBÉM:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui