Lista de supermercado: saiba como envolver as crianças nas compras

O economista Carlos Eduardo Costa mostra como os filhos podem participar dessa atividade indispensável à casa e assim se conectar com as tarefas domésticas

120
Mãe e filha fazem compras no supermercado
Mesmo as crianças menores podem ajudar na escolha dos alimentos
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Sempre que estou falando para algum grupo sobre planejamento financeiro faço uma enquete com os presentes. Peço para levantar a mão aqueles que têm o hábito de fazer uma lista de compras no supermercado. Normalmente, menos da metade dos presentes se manifesta. Peço depois para manter a mão levantada aqueles que têm o hábito de seguir a lista – mais da metade dos que haviam se pronunciado acabam abaixando a mão. 

A lista de supermercado é um hábito simples e super saudável para nossa vida financeira. Ela ajuda a diminuir o risco de comprar algo desnecessário, diminuindo assim as chances de desperdiçarmos algo. Se eu compro iogurte sem precisar, vou ter de comer mais iogurte do que gostaria. Ajuda também a diminuir as compras por impulso, que, segundo pesquisas, são as grandes vilãs nos orçamentos familiares. 

Outro atrativo importante da lista de compras é a possibilidade de usá-la para trabalhar a educação financeira com nossos filhos. E de uma forma bem leve.

LEIA TAMBÉM:

Primeiro, eles podem ajudar na confecção da lista. Se for uma criança menor, ela pode contribuir olhando o estoque que temos de determinado produto. Por exemplo, indo até o armário do banheiro e contando quantos sabonetes, dentifrícios e rolos de papel higiênico estão guardados. Quando a criança já é um pouco maior, pode nos ajudar a determinar se há ou não necessidade de comprar aquele produto. Pequenos problemas matemáticos podem ser propostos. Se gastamos dois sabonetes por semana e temos três guardados, quantos precisamos comprar?

A criança que já sabe escrever pode ser a responsável por elaborar a lista. E no supermercado, todos podem participar da compra dos produtos listados, ajudando a encontrar a melhor opção, comparando preços e quantidades. Podem colaborar também na verificação das datas de validade.

E a atividade não para por aí: chegando a casa, que tal todos ajudarem a guardar os produtos?

Concorda que a lista de supermercado pode ser uma missão em família?

*Este texto é de responsabilidade do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui