Programação na infância: 5 benefícios para as crianças 

Ao estudar tecnologia, os pequenos trabalham diferentes habilidades, entre as quais, pensamento lógico, criatividade, paciência e comunicação  

34
Meninos aprendem programação em computador
O estímulo tecnológico pode ser muito positivo para o aprendizado e desenvolvimento das crianças
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Aulas de programação para crianças têm se tornado comuns nos últimos anos. Esse aprendizado facilita a compreensão do mundo digital e fornece uma base para o desenvolvimento de habilidades cognitivas cruciais para o futuro. 

“Os cursos de programação não ensinam só a escrever códigos, mas também oferecem uma gama diversificada de habilidades valiosas aplicáveis em diversas áreas da vida. Ao investir na programação para crianças e adolescentes, estamos, na verdade, nos preparando para um futuro digitalizado, que já tem percepções diferentes daquelas que aprendemos no passado”, comenta Henrique Nóbrega, diretor fundador da Ctrl+Play, escola de programação e robótica para crianças e adolescentes. O especialista indica abaixo cinco vantagens de ensinar programação para os pequenos desde cedo.  

Pensamento lógico 

Durante as aulas de programação, as crianças conhecem conceitos fundamentais de lógica e algoritmos. Isso implica compreender como organizar instruções de forma sequencial e lógica para atingir um objetivo específico. Elas também desenvolvem a capacidade de analisar problemas de forma crítica e encontrar soluções, promovendo o pensamento lógico e a resolução de desafios complexos. 

LEIA TAMBÉM:

Conhecimento matemático 

Operações aritméticas, álgebra e geometria são princípios matemáticos utilizados na programação. Portanto, ao aprender a programar, as crianças têm a oportunidade de aplicar esses conceitos de maneira prática, o que pode contribuir para desmistificar a disciplina e aprimorar suas habilidades relacionadas a esse conteúdo.  

Criatividade 

O aprendizado de linguagens e códigos é propício para o estímulo da criatividade em crianças e adolescentes, uma vez que estes têm a oportunidade de conceber e desenvolver projetos exclusivos e adaptados às suas preferências. Durante o processo de criação de software, elas são encorajadas a superar obstáculos, o que promove o pensamento inovador e a disposição para explorar abordagens diversas na busca pelos resultados almejados. 

Comunicação 

Projetos de programação envolvem frequentemente a colaboração e a comunicação com outras pessoas, o que proporciona uma oportunidade para crianças e adolescentes aprenderem habilidades sociais essenciais. Eles podem desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, dividindo tarefas e comunicando suas ideias com clareza e precisão. 

Persistência

Para identificar e corrigir erros na programação, os conhecidos bugs, é essencial ter paciência, persistência e um olhar analítico. Assim, a criança aprende a não desistir diante de desafios e obstáculos e entende a importância da atenção e do cuidado. Ela também desenvolve habilidades avançadas de resolução de problemas e aprende a lidar com situações complexas com confiança. 

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui