Gastos nas férias: 6 dicas para não estourar o orçamento

O educador financeiro Rogério Araújo explica que é essencial planejar os programas e ter controle das despesas realizadas

428
Gastos nas férias: 6 dicas para não estourar o orçamento da família; mãe, pai e filha olham para tela de ipad
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Os programas e as viagens de férias são momentos especiais, que certamente trarão boas recordações às crianças e aos adultos. Porém, é preciso cuidado com o orçamento para que esse período de descanso não se transforme em uma grande dor de cabeça e traga inclusive más lembranças. Planejar os programas e ter controle dos gastos das férias são ações necessárias para não chegar ao final do recesso totalmente sem dinheiro, ressalta o educador financeiro Rogério Araújo.“É necessário envolver as crianças no planejamento, discutir os limites de consumo de cada dia e explicar a importância de não gastar além do estipulado. Dessa forma, elas aprendem a valorizar não só o dinheiro, mas os passeios escolhidos”, afirma Rogério.

O educador financeiro explica que ao definir a programação junto com as crianças, os pais evitam, por exemplo, mudanças repentinas no roteiro planejado. “E as crianças vão criar uma expectativa positiva por determinado passeio, vão esperar, fazer planos e nesta espera elas já começam a se divertir antes”, diz o especialista.

Rogério esclarece também que quando os pais definem um limite de gastos nas férias, por dia ou por semana, eles estão ensinando na prática o valor do dinheiro e a importância de aprender a fazer escolhas desde cedo. “E uma maneira de fazer o dinheiro render mais é aproveitar os passeios culturais e os parques gratuitos. Diversão não precisa ser sempre sinônimo de gasto”, completa.

O mais indicado, segundo Rogério, é que as famílias tenham uma reserva financeira para as férias, evitando assim sustos futuros. “O ideal é poupar com antecedência e não ativar o conhecido modo ‘depois eu vejo como eu pago’. As férias são período de descanso e diversão e para evitar que a folga se torne um problema manter o controle financeiro é fundamental”, conclui o educador financeiro. A seguir, ele lista os principais cuidados para umas férias tranquilas que tragam boas recordações a todos.

Cuidados com o planejamento financeiro das férias:

– Faça a programação junto com as crianças.

– Defina um limite de gastos por dia ou por semana.

– Aproveite as programações gratuitas, como passeios culturais e parques.

– Promova atividades em casa, como a noite do cinema.

– Se você tem milhas de cartão, aproveite para trocá-las por ingressos ou estadia em hotéis.

– Não faça dívidas. Das férias, guarde apenas as boas lembranças.


Leia também: Férias à vista? 8 dicas para viajar com segurança


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui