Férias à vista? 8 dicas para viajar com segurança

Diante da recente melhora na situação da pandemia no país, muitas famílias planejam realizar uma viagem, mas é preciso atenção para seguir medidas de saúde e higiene

540
Férias à vista? Confira 8 dicas para viajar com segurança; pai, mãe dois filhos entram no mar correndo de mãos dadas
Atrações ao ar livre, como praias, são mais seguras do que aquelas em espaços fechados
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

A recente melhora na situação da pandemia no país tem animado o setor de turismo no país. Segundo uma análise da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), é previsto um avanço de 18,8% no volume de receitas desse segmento para o segundo semestre de 2021. Isso demonstra o interesse das famílias em retomar as viagens e os passeios após quase um ano e meio de isolamento social e medidas restritivas nos setores de comércio e serviço em todo o país. Porém, mesmo que as previsões sejam otimistas, ainda é preciso cautela nos passeios para poder viajar com segurança na pandemia. A seguir, confira 8 dicas importantes para se divertir com a família com tranquilidade e sem surpresas que possam atrapalhar o descanso. As recomendações para viajar com segurança na pandemia são da travelWorld, empresa do grupo internacional myWorld, que oferece compra de voos e reserva de hotéis.

• Escolha lugares próximos

Ao escolher destinos mais próximos, é possível realizar a viagem de carro, o que evita contato com outras pessoas durante o trajeto, se a viagem for feita de avião ou ônibus, por exemplo, diminuindo o risco de contaminação. Além do mais, essa é uma forma de incentivar o turismo regional – uma ótima opção nessa atual situação. 

• Evite destinos concorridos

Às vezes, é difícil resistir à tentação de viajar em um feriado prolongado. Mas, ao invés de ir para o destino mais popular da estação, que tal buscar cidades próximas a ele, nas quais é possível se locomover facilmente de carro? Além de evitar riscos de aglomerações e contaminação pela Covid-19, descobrir um novo destino pode trazer boas surpresas para toda a família. 

• Prefira acomodações do tipo apartamento ou chalé

Este tipo de acomodação permite ter mais liberdade e diminui as chances de contato com outros hóspedes. E também possibilita fazer as refeições dentro da própria acomodação e, portanto, com mais segurança. Protocolos de higienização já estão em prática na maioria dos hoteis e pousadas do país, mas, aos que buscam maior conforto para viajar na pandemia, outra boa dica pode ser levar a sua própria roupa de cama, previamente higienizada. 

• Priorize atividades a céu aberto 

No quesito atrações e passeios, é recomendável procurar destinos que oferecem atrações ao ar livre, como: parques, cachoeiras, praias, mirantes, entre outras atividades em que há circulação de ar, diminuindo o risco de contaminação. 

• Faça tudo online

A pandemia intensificou o uso de recursos online. Para viagens neste período, a dica é fazer todas as reservas e check-ins de forma virtual, no caso de companhias aéreas, a maioria já possui quiosques de autoatendimento. Acomodações e atrações também já adaptaram seus serviços para funcionar 100% online, evitando assim o contato com funcionários e trazendo mais segurança para hóspedes e colaboradores.  

• Fique atento às condições de cancelamento 

Ainda que a pandemia apresente uma leve melhora no número de casos e internações, o cenário é incerto devido à circulação das novas variantes, que podem levar novamente ao aumento de casos. Por isso, é importante ter em mente que as condições sanitárias do local podem mudar próximo da data da viagem, podendo passar para uma nova fase de restrição, com redução de horário dos estabelecimentos, por exemplo. Antes de fechar uma viagem, portanto, é importante verificar as condições de cancelamento das hospedagens, translado e passeios comprados com antecedência, além de se informar sobre a atual situação do destino em relação ao coronavírus e fase em que se encontra quanto ao funcionamento dos setores de serviço e comércio locais. Tais medidas são essenciais para evitar possíveis prejuízos.

• Garanta máscaras extras e álcool gel

Usar máscara é fundamental para evitar a contaminação pelo coronavírus e, por isso, se tornou um item indispensável na bagagem para viajar na pandemia. Sendo assim, calcule a quantidade de dias e leve máscaras extras para evitar riscos e preocupações. Além disso, pode ser interessante ter uma embalagem de álcool gel para deixar no quarto e poder higienizar as mãos e produtos que entrarem na acomodação. 

• Fuja de aglomerações e respeite o distanciamento

Tanto na hospedagem quanto na atração turística, prefira fugir de dias e horários de pico. Para cafés da manhã em restaurantes ou espaços comuns, frequentados por todos os hóspedes, verifique se o local está com a maioria das mesas ocupadas e, neste caso, volte mais tarde. O mesmo vale para as atrações turísticas. Outro ponto importante é respeitar o distanciamento estipulado pelos estabelecimentos; isso é fundamental para a segurança e bem estar de todos. 


Leia também: Viajar em segurança – um relato pessoal sobre os protocolos de um resort


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui