26 filmes que abordam a relação entre pais e filhos

Lista traz produções lançadas de 1940 a 2019, entre animações, comédias, dramas e aventuras

26350
Pai abraça filha no curta-metragem “Hair Love”; imagem ilustra matéria com lista de filmes sobre paternidade.
Curta-metragem “Hair Love” (2019) ganhou o Oscar de melhor curta de animação. Foto: Reprodução/Youtube
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Em homenagem ao Dia dos Pais, a Canguru News preparou uma lista para você com 26 títulos que foram lançados desde 1940 até 2019. Há opções para quem gosta de animação, de comédia, de drama e também de aventuras. Confira abaixo! 

Pinóquio (1940)

Filmes sobre paternidade
Foto: Reprodução/Youtube

O clássico da Disney conta a história de Gepeto, um carpinteiro solitário que decide fazer um boneco de madeira para ser seu filho. Durante a noite, a Fada Azul aparece e dá vida ao boneco, que passa a se chamar Pinóquio. O boneco tem uma particularidade: sempre que conta  uma mentira, seu nariz cresce. Pinóquio se vê em inúmeras confusões enquanto tenta se tornar um menino de verdade – até o dia em que ele precisa resgatar Gepeto, que está preso na barriga de uma baleia.

Três Solteirões e um bebê (1987)

Filmes sobre paternidade
Foto: Reprodução/Youtube

Esta produção está entre os filmes que falam sobre um tipo de paternidade menos comum. Três amigos dividem um apartamento e dedicam grande parte do tempo livre para se divertirem com um time interminável de namoradas. A história começa após um bebê ser na deixado na porta do apartamento deles, juntamente com um bilhete que diz que o pai da criança é um dos três, Jack, que no momento está na Turquia a trabalho. Os outros dois amigos resolvem cuidar da criança por um tempo.

O Pai da Noiva (1991) 

Um dos mais famosos filmes sobre paternidade, “O Pai da Noiva” conta a história da família Banks. Depois de voltar de uma viagem, Annie (Kimberly Williams-Paisley) conta aos seus pais, George (Steve Martin) e Nina Banks (Diane Keaton), que está noiva. George não consegue aceitar o noivado da filha e acaba não lidando tão bem com os preparativos para o casamento. Em uma grande crise de ciúmes, ele cria várias confusões tentando evitar “perder” sua filha. 

Uma Babá Quase Perfeita (1993)

Filmes sobre paternidade
Foto: Reprodução/Youtube

O longa conta a história de Daniel Hillard (Robin Williams), que está passando por uma fase complicada em sua vida: acaba de se divorciar e perder o emprego. Ele tem uma ideia inusitada para poder passar mais tempo com seus filhos, vestindo-se como uma senhora idosa escocesa e tentando conseguir o cargo de babá no seu antigo lar.

O Rei Leão (1994)

Filmes sobre paternidade
Foto: Reprodução/Youtube

O rei Mufasa e a rainha Sarabi apresentam ao reino o herdeiro do trono que acaba de nascer, Simba. O pequeno recebe a bênção do babuíno Rafiki, sábio religioso do reino. Simba cresce e é preparado para se tornar rei – mas os planos de seu tio Scar, irmão exilado de Mufasa, o tiram de seu caminho.


Leia também – Pais que se envolvem têm menos problemas de saúde mental e física


Júnior (1994)

Filmes sobre paternidade
Foto: Reprodução/Youtube

Assim como “Três solteirões e um bebê”, Júnior também está entre os filmes que tratam de uma paternidade fora dos padrões. Os pesquisadores Dr. Hasse (Arnold Schwarzenegger) e Dr. Arbogast (Danny DeVito) desenvolvem uma droga capaz de gerar a gravidez em homens. Os planos dos cientistas de testar a substância são impedidos e, para continuar o projeto, a dupla rouba um óvulo e o implanta na barriga do Dr. Hasse. E assim passam a testar a droga, a partir das reações do grandalhão durante os 9 meses de gestação.

O Pai da Noiva – Parte II (1995) 

A história da família Banks continua. Depois de superar sua imensa crise de ciúmes ao saber que a filha Annie (Kimberly Williams-Paisley) se casaria, George (Steve Martin) agora tem que lidar com a mais recente notícia anunciada por ela: Annie está grávida e George será vovô. A novidade deixa sua mãe Nina (Diane Keaton) muito feliz, mas desencadeia uma crise de meia-idade em George. 

O Mentiroso (1997)

Filmes sobre paternidade
Foto: Reprodução/Youtube

O advogado Fletcher Reede (Jim Carrey) não pode mais mentir. Isso porque seu filho Max Reede (Justin Cooper), ao soprar as velas do bolo de aniversário, pede que seu pai não minta por um dia inteiro. Seu desejo é atendido e Fletcher é impedido de falar qualquer tipo de mentira, o que dificulta seu trabalho e sua vida em geral, pois ele está acostumado a mentir para seus clientes e sua família.

A Vida é Bela (1998)

Filmes sobre paternidade
Foto: Reprodução/Youtube

A trama se passa durante a Segunda Guerra Mundial, na Itália, quando o judeu Guido (Roberto Benigni) e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Longe de sua esposa, Guido usa sua imaginação para proteger seu filho. Ele faz com que o menino acredite que os dois estão participando de uma grande brincadeira, para poupar o pequeno do terror e da violência com que estão lidando.

O Paizão (1999)

Foto: Reprodução/Youtube

A narrativa conta a história de Sonny Koufax (Adam Sandler). Sonny está com 32 anos, é formado em Direito e é funcionário de um pedágio. Cansado de ser acusado de imaturidade, ele decide adotar Julian McGrath (Cole e Dylan Sprouse), uma criança de cinco anos, para demonstrar que amadureceu. Porém, seus planos não saem exatamente como ele imaginava. Logo ele percebe que cuidar de uma criança não é tão simples assim.

A Era do Gelo (2002)

Foto: Reprodução/Youtube

Manny, um mamute, Sid, uma preguiça-gigante, e Diego, um tigre dente de sabre, se tornam amigos com o objetivo de cumprir uma missão inusitada: ajudar um bebê esquimó a encontrar sua família. Enquanto isso, o esquilo pré-histórico Scrat segue na sua saga para manter sua noz protegida de outros predadores.

Uma Lição de Amor (2002)

Foto: Reprodução/Youtube

Sam Dawson (Sean Penn) possui uma deficiência intelectual, o que não o impede de criar sua filha Lucy (Dakota Fanning), contando sempre com a ajuda de seus amigos. Porém, quando Lucy completa 7 anos e começa a ultrapassar intelectualmente seu pai, isso chama a atenção de uma assistente social, que quer levar a menina para um orfanato. Para manter a guarda da filha, Sam conta com a ajuda da advogada Rita Harrison (Michelle Pfeiffer), que aceita o caso como um desafio.

Procurando Nemo (2003)

Foto: Reprodução/Youtube

O peixe-palhaço Marlin cria Nemo, seu único filho, com muito zelo e cuidado. Porém, durante um desentendimento entre os dois, Nemo é capturado por mergulhadores ao se afastar do pai. Marlin precisa resgatar seu filho e, para isso, está disposto a atravessar o oceano. Durante a viagem, Marlin irá enfrentar inúmeros perigos, como peixes carnívoros e tubarões. Mas essa aventura também reserva inúmeras amizades para a dupla.

A Creche do Papai (2003)

Foto: Reprodução/Youtube

Os amigos Phil (Jeff Garlin) e Charlie (Eddie Murphy) perderam o emprego recentemente. Sem dinheiro para manter seus filhos em uma creche, eles começam a cuidar dos meninos até que surja uma nova oportunidade. A dupla decide então se unir para, além de cuidar das crianças, também ganhar dinheiro. É inaugurada a Creche do Papai, que acaba ficando famosa e gerando conflitos com concorrentes devido aos métodos pouco convencionais que os dois amigos usam para cuidar das crianças.

Doze é Demais (2003)

https://www.youtube.com/watch?v=4HEIdU6EJ_4

Tom (Steve Martin) e Kate Baker (Bonnie Hunt) se apaixonaram na universidade. Ambos tinham o sonho em comum de ter 8 filhos. Alguns imprevistos levaram o casal a se ver com 12 crianças: durante a 8ª gravidez, Tom e Kate foram presenteados com gêmeo; após uma festa na qual beberam demais, veio o 10º filho; então Tom fez uma vasectomia, mas não prestou atenção no aviso do médico, e o resultado foram gêmeos novamente. A rotina da família muda quando Kate sai a trabalho por 15 dias e Tom fica encarregado de cuidar dos 12 filhos.

Peixe Grande e suas histórias maravilhosas (2004)

Foto: Reprodução/Youtube

Em sua juventude, Ed Bloom (Albert Finney) saiu de sua pequena cidade-natal, no interior do Alabama, para dar uma volta ao mundo. Hoje, Ed, já velho, gosta de contar suas aventuras mesclando realidade e fantasia. As histórias fascinam todos que as ouvem, com exceção de seu filho Will (Billy Crudup). Até que Sandra (Jessica Lange), mãe de Will, tenta aproximar pai e filho, o que faz com que Ed enfim tenha que separar a ficção da realidade de suas histórias. 

2 Filhos de Francisco (2005) 

Francisco Camargo (Ângelo Antônio) é um lavrador que quer transformar dois de seus nove filhos em uma dupla sertaneja. O filme conta a história dos irmãos Mirosmar e Welson, que ficaram nacionalmente conhecidos como Zezé di Camargo e Luciano, passando por várias fases da vida dos dois e de toda a sua família. 


Leia também – Vídeo: intervenções médicas durante o parto – saiba quais são e o que podem causar


À Procura da Felicidade (2006)

Foto: Reprodução/Youtube

Junto de seu filho Christopher (Jaden Smith), Chris Gardner (Will Smith) tenta superar uma fase de sérios problemas financeiros. Desempregado e sem o apoio de sua esposa Linda (Thandie Newton), Chris se vê desabrigado e irá enfrentar inúmeros desafios em busca de condições melhores para ele e seu filho.

Treinando o Papai (2008)

Foto: Reprodução/Youtube

Joe Kingman (Dwayne Johnson) é um famoso jogador de futebol americano, solteiro, que gosta de aproveitar a fama e a riqueza que possui. A rotina de Joe muda quando descobre que tem uma filha de 7 anos, Peyton (Madison Pettis). Peyton passa a morar com Joe, o que faz com que ele tenha que se dividir entre a vida badalada de jogador e os desafios de aprender a ser pai.

Meu Malvado Favorito (2010)

Foto: Reprodução/Youtube

O audacioso vilão Gru planeja roubar a Lua. Mas, para que seu plano dê certo, ele precisa roubar de seu inimigo Vetor um raio encolhedor. Para tanto, conta com a ajuda dos minions, seres amarelados que trabalham como seus ajudantes, e de dr. Nefario, um cientista maluco responsável por suas engenhocas. O plano de Gru ganha desdobramentos inesperados, já que, para entrar na casa de Vetor, o vilão adota três órfãs: Margo, Agnes e Edith. Durante seus planos, Gru se vê dividido entre suas ações de vilão e passar o tempo com suas novas filhas.

À Beira do Caminho (2012)

Foto: Reprodução/Youtube

O caminhoneiro João (João Miguel) embarca em uma viagem para cruzar o país, deixando para trás sua cidade natal e seu passado. O que ele não esperava é que o menino Duda (Vinicius Nascimento) estivesse escondido em seu caminhão. Duda é órfão de mãe e está à procura de seu pai, que fugiu para São Paulo antes dele nascer. João aceita levá-lo até a cidade mais próxima. Porém, durante a viagem, nascem elos entre os dois, que fazem com que João tenha coragem para enfrentar seu passado.

De repente pai (2014)

Foto: Reprodução/Youtube

Um homem de meia idade descobre ter sido pai de 533 crianças, através de doações de esperma que ele fez em sua juventude. Quando algumas dezenas destas crianças, hoje já crescidas, passam a sentir a enorme necessidade de conhecer o pai biológico, ele começa a enfrentar problemas.

Capitão Fantástico (2016)

Foto: Reprodução/Youtube

Um dos filmes que teve mais destaque no ano de seu lançamento, com várias indicações ao Oscar, “Capitão Fantástico” é mais uma história que faz refletir sobre a paternidade. Ben (Viggo Mortensen) e seus seis filhos vivem longe da cidade grande, em meio a uma rotina na qual a palavra de ordem é a aventura. Seus filhos escalam, lutam, debatem, leem obras clássicas e são crianças muito autossuficientes. Mas uma visita a um parente distante de Ben faz com que a família deixe o isolamento e traz à tona velhos conflitos.

Uma Família de Dois (2016) 

Samuel (Omar Sy) sempre levou uma vida tranquila e sem ligar para as responsabilidades. De repente, tudo muda: chega em sua vida a pequena Glória (Gloria Colston), sua filha, que tem poucos meses. Em um primeiro momento, Samuel procura a mãe da criança, Kristin (Clémence Poésy). Ele vai até Londres para encontrá-la, sem sucesso, e decide criar Glória sozinho – mas, oito anos depois, Kristin reaparece.

O Rei Leão (2019) 

Neste remake do clássico da animação que foi lançado em 1994, Simba (Donald Glover) é um jovem leão que se tornará o rei da selva. Mas seu tio Scar (Chiwetel Ejiofor) elabora uma armadilha que causa a morte de Mufasa (James Earl Jones), pai de Simba. Simba se sente culpado e deixa o reino rumo a um local distante, onde encontra amigos que o ensinam a mais uma vez ter prazer pela vida. 

Hair Love (2019) 

“Hair Love” é um curta-metragem estadunidense de 2019 escrito, produzido e dirigido por Matthew Cherry. Ele conta a história de Stephen, que, em um momento de ausência de sua esposa Angela, tem que aprender a arrumar o cabelo de sua pequena filha, Zuri. “Hair Love” venceu o Oscar de melhor curta de animação em fevereiro. O serviço de streaming HBO Max, dos Estados Unidos, anunciou que irá produzir uma série sobre os personagens, chamada Young Love, que terá 12 episódios. Acima, você pode assistir ao curta-metragem completo! 

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.


O papel da educação parental na criação dos filhos

educação parental é uma prática exercida por profissionais certificados que buscam apoiar mães, pais e responsáveis na criação dos filhos para que estes possam se desenvolver de maneira saudável. Diferentes abordagens ‒ dentre as quais, a disciplina positiva, a parentalidade consciente, a comunicação não violenta e a neurociência ‒ são utilizadas pelos educadores parentais durante os atendimentos com as famílias para ajudá-las a criar vínculos positivos com as crianças, com suporte e estímulos adequados que promovam o desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional dos pequenos.

Profissionais de diferentes áreas atuam na educação parental, entre eles, psicólogos, pedagogos, psiquiatras, professores, terapeutas ocupacionais e pediatras, entre outros. Porém, além da formação de origem, a maioria deles faz cursos específicos voltados a esse campo de atuação.

O Clube Canguru é a maior comunidade de educação parental do Brasil. Trata-se de um espaço de troca e aprendizado, composto por profissionais que têm acesso a workshops, cursos, masterclasses e fóruns de debate, entre outros eventos. Saiba mais aqui sobre essa iniciativa da Canguru News.

6 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui