Tentativas de tocar o coração dos pais apenas ‘pagadores de contas’

Pai que é pai de verdade acompanha a gestação, o parto, a amamentação e exerce os cuidados cotidianos, diz colunista

283
A conscientização da paternidade como gatilho da transformação masculina
Participação ativa dos pais aumenta as chances de mulheres terem gestação mais tranquila
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

O consultório da Pediatra das minhas filhas ficava em um prédio comercial ao lado do meu trabalho. Por questões de logística, eu sempre parava o carro no trabalho para facilitar as coisas e, de lá, a gente atravessava a rua a pé. Antes disso, porém, as meninas sempre queriam dar uma voltinha e cumprimentar o pessoal lá do trabalho.

Quando voltava da médica eu sempre ouvia os comentários da turma: “Nossa, que legal você levar suas filhas ao médico”. Isso sempre me incomodou. Sempre me perguntei o que eu estava fazendo demais naquilo. Como passar do tempo, fui percebendo que, infelizmente, essa não era a realidade da maioria das famílias onde o peso dessa e de tantas outras rotinas acaba ficando com a mãe.

Um estudo realizado pelo Instituto Promundo sobre a situação da paternidade no Brasil mostrou que a participação ativa dos pais nos serviços de pré-natal e no pós-parto é elemento fundamental para promover melhora nos indicadores de saúde do país.

O estudo demostrou ainda que, quando há envolvimento de qualidade do pai, as chances de a gestante aderir ao pré-natal aumentam, assim como aumentam também as chances de que a mulher tenha uma experiência de um trabalho de parto menos estressante, além de contribuir para um maior tempo de amamentação.

Pai que é pai de verdade acompanha a gestação, o parto e a amamentação. Pai que é pai exerce os cuidados cotidianos, participa das atividades escolares e não é só o provedor do material.

Pai que é pai ouve, olha nos olhos, brinca, está presente e não só dá presente. Provê possibilidades de lazer, esporte e cultura. Pai que é pai possibilita o acesso aos seus direitos e garante a sua presença ao lado dos filhos, mesmo em casos em que ele esteja separado da mãe.

E aí, sobre aquele meu incômodo de ser elogiado por estar fazendo aquilo que, a meu ver, não passava da minha obrigação de pai, pois bem, deixou de ser um incômodo e passou a ser um motivo a mais para eu continuar fazendo parte ativamente da vida das minhas filhas. Assim, quem sabe, eu consiga tocar o coração e a alma de outros pais que, por ora, estão apenas
exercendo o pequeno papel de ajudante de mãe e de pagadores de conta.


LEIA TAMBÉM


DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui