Músicas ‘baixaria’: você sabe o que seu filho acessa na internet?

O contato precoce com letras apelativas interfere no comportamento e pode trazer prejuízos às crianças e aos adolescentes, diz o criador do perfil Conexão Paterna, Fernando Dias

117
Menina de fone de ouvido e óculos escuros faz um v com os dedos das mãos
Pais devem acompanhar o conteúdo a que os filhos têm acesso na web
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Essa semana tive acesso a um tipo de conteúdo consumido atualmente por crianças e adolescentes e confesso que, no auge dos meus 40 e poucos anos de idade, pai de duas filhas pré-adolescentes, fiquei chocado.

Eu conheci, via outro amigo – que também é pai de pré-adolescente – o youtuber @kleberiano – que tem mais de 2 milhões de inscritos.

Para vocês terem uma ideia dos conteúdos que os nossos filhos (sim, os nossos filhos!) estão acessando, sugiro que ouçam as seguintes músicas desse cara: “Mac Porra” e “Eu quero mamar, mas não posso”, e depois voltem aqui pra gente trocar uma ideia. 🤔

LEIA TAMBÉM:

Pois bem, estudos recentes demonstram que a música possui um poderoso impacto no desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental das crianças e adolescentes. Dentre os principais prejuízos que o consumo de músicas de baixa qualidade, com letras sugestivas e conteúdo inapropriado ou palavras grosseiras, pode trazer para os nossos filhos, estão:

1️⃣ Prejuízo no desenvolvimento emocional;
2️⃣ Interferência no comportamento e iniciação sexual;
3️⃣ Normalização de comportamentos negativos e agressivos;
4️⃣ Aprendizado de linguagem e distorção de valores.

Como pai, é importante estar ciente que esse tipo de conteúdo interfere, sim, na formação do caráter do seu filho. Importante que você também saiba o que eles estão ouvindo e consumindo na internet, para que você possa expor e conversar abertamente com eles sobre o assunto.

Estabelecer limites, orientar, educar, passar valores e princípios é uma das suas funções como pai. Se você não o fizer, ele irá aprender apenas com os “Kleberianos” da internet.

Por isso eu te pergunto: Você faz ideia do tipo de conteúdo que seu filho consume todos os dias na tela do celular?

Comenta aqui o que você pensa a respeito disso tudo.

*Este texto é de responsabilidade do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui