Pais têm de manter a coerência entre o que dizem e o que fazem

Principal referência para os filhos, responsáveis têm de observar se eles próprios fazem aquilo que cobram das crianças

79
Menina faz expressão de quem não entendeu com cotovelos dobrados e palmas das mãos para cima
As crianças são como esponjas e absorvem tudo que veem a seu redor
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Dia desses eu ouvi um padre falando da importância de sermos coerentes entre aquilo que falamos e o que fazemos. “Como você vai dizer ao seu filho que é importante rezar, acreditar em Deus e ter fé, se você não faz nenhuma questão de levá-lo à missa?”, perguntou o padre.

A partir desse questionamento, passei a refletir sobre a coerência dos pais nas diversas cobranças de rotina com os filhos:

– Como dizer a seu filho que estudar é algo importante, se você não tira 30 minutos do seu dia para fazer um “para casa” com ele, nem o ajuda a estudar para uma prova?

– Como exigir da criança que se alimente adequadamente, se você não se preocupa em manter uma alimentação saudável e se entope de fast food?

– Como pedir ao seu filho para que fique menos tempo no celular, se você passa 6h ou 8h na frente de uma tela?

Ensinar é importante, mas dar exemplo é o principal. Por mais que a gente não perceba, a criança está atenta a tudo que acontece à sua volta, e acaba refletindo as atitudes e os comportamentos de seus cuidadores.

Aquela velha frase “A palavra convence, mas o exemplo arrasta” pode ser usada em vários campos das nossas relações – no casamento, no ambiente de trabalho e no círculo de amizade, por exemplo, mas é no ambiente de criação dos nossos filhos que ela melhor se enquadra.

Não importa a idade do seu filho, esse é um compromisso que você sempre vai ter – ser coerente com o que você fala, versus o que você faz.

LEIA TAMBÉM:

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui