Livros infantis explicam expressões populares

Como dizer às crianças o que significa "entrar numa roubada" ou "fazer uma vaquinha"? O escritor Tino Freitas comenta duas obras que apresentam de forma divertida expressões usadas no dia a dia

495
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

É possível que você já tenha sido convidado a “fazer uma vaquinha” para ajudar algum projeto (livro, CD, etc.) em plataformas digitais como o catarse ou o vakinha. Essa expressão tem origem no jogo do bicho. Os torcedores, no início do século passado, se cotizavam para uma ajuda de custo aos jogadores em caso de vitória. A vaca simbolizava o bicho que pagava o maior prêmio, 25 mil réis. Algumas dessas expressões populares se perdem no passar do tempo. Outras se mantêm vivas na fala do povo. Vez em quando surgem algumas novas como “ela lacrou” (no sentido de arrasar) e “vai viralizar” (fazer sucesso entre muitas pessoas). As expressões dos livros a seguir não são novinhas em folha, mas vão fazer o maior sucesso na hora da leitura, que bem pode terminar em pizza (nesse caso, no alimento mesmo).

Capa do livro

Há muitos anos sou fã do “Com a pulga atrás da orelha… … e outras coisas que os adultos dizem quando querem dizer uma coisa totalmente diferente”, livro que venceu o Prêmio Jabuti de ilustração em 2004. O livro começa com uma apresentação afirmando que “é difícil entender os adultos…”. A partir daí, apresenta 12 expressões que ouvimos aqui e ali! Cada uma com um jogo visual divertidíssimo. Na primeira dupla de páginas, a ilustração beira o absurdo, tentando representar literalmente frases como “entrar numa roubada”. Ao virar a página, o leitor encontra um texto bem explicadinho e a ilustração representando o sentido metafórico.

Capa do livro A vaca foi pro brejo

Já “A vaca foi pro brejo” é um livro “novinho em folha” que brinca com 25 expressões populares, todas (incluindo as que habitam as orelhas do livro e na biografia dos autores) fazendo referência ao mundo animal. As ilustrações brincam com os sentidos das frases, dispostas em uma única dupla de páginas para cada expressão que nos ajuda a intuir os significados de “tirar o cavalinho da chuva”, “cair como um patinho” e “dormir com as galinhas”, por exemplo. Lá ao final vem o “pulo do gato”: o livro apresenta em texto as explicações para as expressões bem ao alcance da compreensão dos pequenos leitores.

Ficha Técnica:
Com a pulga atrás da orelha… …e outras coisas que os adultos dizem quando querem dizer uma coisa totalmente diferente
Texto de Christiane Gribel; Ilustrações de Ivan Zigg. 56 páginas. Salamandra, 2003.
Sobre a escritora:
Christiane Gribel é escritora e publicitária. Entre as honrarias recebidas por suas obras, está o Prêmio Jabuti.
Sobre o ilustrador:
Ivan Zigg é um artista múltiplo. Escritor, ilustrador, compositor e cantor, trabalhou em teatro e já ilustrou quase noventa livros infantis.

A vaca foi pro brejo
Texto de Adriana Fernandes e ilustrações de Daniel Kondo. 48 páginas. VR Editora, 2021.
Sobre a escritora:
Adriana Fernandes é escritora, arquiteta, ilustradora e designer. Entre os livros que ilustrou, destaca-se O estranho caso da massinha fedorenta (Companhia das Letrinhas, 2014, com texto de Heloisa Prieto).
Sobre o ilustrador:
Daniel Kondo é artista gráfico, ilustrador. Com grandes parcerias na literatura, é um dos mais premiados autores do país. Sua arte está presente em dezenas de livros infantojuvenis.


LEIA TAMBÉM:


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui