Livros que nos permitem desdobrar a leitura

Obras trazem em comum uma dobra a cada dupla de páginas e "nos convidam a surpresas a cada instante", diz o escritor Tino Freitas

464
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Muitos dos livros para crianças oferecem aos leitores a grande descoberta da história, no último virar de páginas. Gosto de pensar que esse ápice da leitura é como aquele último e mais delicioso gole do refrigerante ou o último pedaço do bolo que nos parece sempre o mais saboroso. Mas há livros que, também pelo seu projeto gráfico, nos convidam a surpresas a cada instante. É todo saboroso do início ao fim. Assim são as indicações abaixo. Livros que trazem em comum uma dobra a cada dupla de páginas. Ao desdobrá-la o leitor é surpreendido a cada momento pelo inusitado no texto e na imagem. E descobre que ler pode ser uma grande brincadeira.

Capa do livro Nina e Ludovico – Magica!

NINA E LUDOVICO: MÁGICA!

Em NINA E LUDOVICO: MÁGICA!, as personagens brincam de transformação. Elas dizem palavras mágicas. O livro cumpre o seu papel metamorfo. O texto sugere ao leitor que, imaginando a palavra final da rima, adivinhe em que Ludovico se transformará a cada desdobrar de página. Uma delícia sonora com uma pequenina repetição que gruda na memória. Nas ilustrações, cada personagem tem a sua própria cor. Cada resultado da mágica aparece com um objeto afim, que reaparece com Ludovico na página seguinte. Nina interage de forma diferente com a cartola e a varinha mágica. E a gente se desdobra em alegria com esse livro TAMBÉM para os bebês! Uma desordem aqui e ali desloca a gente da zona de conforto e acorda a criatividade.

O Livro da Com_fusao animais

O LIVRO DA COM-FUSÃO – ANIMAIS

Em O LIVRO DA COM-FUSÃO – ANIMAIS a desordem já começa no título. Há mesmo uma confusão ou é um livro com fusão? As duas coisas. Numa página há o desenho de uma galinha com seu nome em letras maiúsculas. Na outra, o desenho de uma onça, com a mesma disposição do texto: o nome do animal. Intuitivamente, desdobramos a página e tchã-tchã-tchã-tchããããã: descobrimos uma mistura de bichos no novo desenho e na palavra que surge: GALONÇA. Daí em diante, só descobertas e diversões, no que resulta de outras fusões animalescas. Eu sou fã desse livro.

Ficha Técnica:
NINA E LUDOVICO: MÁGICA!
Texto e ilustrações de Aline Abreu. 24 páginas. Editora Jujuba, 2020.
Sobre a autora:
Aline Abreu é escritora e ilustradora de livros infantis. Mestre em Literatura e Crítica Literária, na PUC/SP, pesquisa a relação palavra e imagem nos livros infantis.

O LIVRO DA COM-FUSÃO – ANIMAIS.
Texto de Ilan Brenman e ilustrações de Fê. 36 páginas. Moderna, 2019.
Sobre o escritor:
Ilan Brenman é escritor, psicólogo de formação, mestre e doutor pela Faculdade de Educação da USP. Possui mais de 50 livros publicados e ministra cursos e palestras discutindo a importância das histórias na vida de bebês, crianças, jovens e adultos.
Sobre o ilustrador:
é escritor, ilustrador e arquiteto. Sua arte está em muitos livros para crianças, e também nas ilustrações da coluna diária do José Simão no Jornal Folha de São Paulo.


LEIA TAMBÉM:


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui