Um mar de histórias

O escritor Tino Freitas apresenta dois livros que falam da praia como um lugar que nos permite vivenciar descobertas, amizades e sentimentos

682
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

É intrigante para mim que, num país com mais de 7 mil quilômetros de litoral, sejam poucas as histórias que se passam naturalmente numa praia. Isso sem falar que, por vezes, quando encontramos uma história praiana, as personagens estão vivendo o clássico lugar-comum, em férias de verão. A areia e o mar são presentes no cotidiano de muitos brasileiros. E um mundo de descobertas reais e fantásticas podem se descortinar no olhar das crianças e ser refletido em livros ilustrados. Escolhi dois livros que, além de criativos, apresentam-nos a praia como um lugar em que vivemos múltiplos sentimentos, grandes descobertas, amizades para uma vida inteira.

Já na capa, O MENINO E O MAR nos convida a olhar para os detalhes pois a ilustração apresenta uma menina em vez do que o título sugere. Um prato cheio para um leitor curioso, faminto por enigmas e descobertas. O menino está lá e a menina também. Ela o ensina a perceber o mar de um jeito diferente, muito além do medo que ele sente. E o menino descobre que uma amizade tem força para transformar nossas certezas. As ilustrações caminham lado a lado com a beleza do texto, dando ritmo, surpresa e, claro, exigindo atenção para os detalhes. Um livro feito com capricho, respeitando a inteligência das crianças. Para mim, um dos melhores livros de 2020.

“Areia na praia” traz a história de uma menina e sua cadela, Areia, que vivem próximas ao litoral

AREIA NA PRAIA nos apresenta uma menina e sua cadela de estimação: Areia. Elas moram perto da praia onde sempre passeiam. A tia da menina avisa: Areia não pode tomar banho de mar. Mas “o mar tem encantos e desperta vontades difíceis de explicar”. E uma ação da menina traz aos leitores um suspense leve, poético, e ao mesmo tempo forte, intenso. Areia, a cadela, é representada graficamente com um jogo artístico criativo e belo. Aliás, beleza e originalidade estão presentes nos livros dessa artista. Ao final, o livro faz um carinho na gente. Dá vontade de ler de novo. Dá vontade de ir à praia. E dá vontade de ter um cachorro para chamar de amigo.

Ficha Técnica:
O MENINO E O MAR
Texto de Lulu Lima e ilustrações de Lalan Bessoni. 52 páginas. Mil Caramiolas, 2020.
Sobre a escritora: Lulu Lima é baiana, escritora com mais de 15 livros publicados e fundadora da editora Mil Caramiolas.
Sobre o ilustrador: Lalan Bessone é um ilustrador, designer gráfico e grafiteiro paranaense.
.
Ficha técnica:
AREIA NA PRAIA
Texto e ilustrações de Elma. 32 páginas. Editora do Brasil, 2017.
Sobre a autora: Elma é escritora e ilustradora pernambucana. Alguns de seus livros receberam prêmios importantes como o Selo Altamente Recomendável para Crianças, da FNLIJ.


Leia também: Tamanho é relativo!


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui