Livros para resgatar histórias do tempo de nossos avós

O escritor Tino Freitas lamenta a falta de espaço "na memória da gente" para resgatar livros da cultura popular; ele sugere duas obras " de um tempo em que se brincava mais com as palavras do que com as imagens"

325
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais


Tenho a impressão de que, a cada ano, o que chamamos de Cultura Popular vai perdendo espaço na memória da gente. Já não encontramos muitas crianças declamando poesias ou que guardem consigo histórias do tempo dos avós, até porque os avós não contam mais tantas histórias e os pais, ah, os pais talvez estejam ocupados demais em pagar a gasolina e, assim, levar as crianças à escola. Ou talvez porque as brincadeiras sejam outras. Ainda bem que temos os livros para guardar a memória coletiva. Nessa coluna, cito dois livros de cultura popular, de um tempo em que se brincava mais com as palavras do que com as imagens. Para quem deseja brincar como nossos avós.

Capa do livro La detrás daquela serra

Em LÁ DETRÁS DAQUELA SERRA (Quadras e Cantigas Populares), o autor nos apresenta uma coleção de poemas divididos em três seções: quadras populares, adivinhas rimadas e cantigas do ciclo natalino. Na primeira, a mais longa, as brincadeiras nos convidam a criar outras.

“Lá detrás daquela serra / tem um pé de araçá / quem não sabe jogar verso / sai da roda e vai sentar”.

Na segunda, as adivinhas ganham nossos ouvidos e a atenção, um tipo de esconde-esconde sonoro, onde brincamos de encontrar as respostas. Você sabe a resposta para “Nós somos todos irmãos / moramos enfileirados / quando um de nós erra a porta / os outros ficam errados”? Um livro com jeito de visita aos avós, descobrindo como era divertido o antigamente.

Capa do livro Papagaio come milho, periquito leva a fama!

“PAPAGAIO COMO MILHO, PERIQUITO LEVA A FAMA!” integra uma coleção de quatro livros: Série do Zé Valente. Tem anedotas, adivinhas, parlendas, receitas. Um almanaque da vida brasileira do tempo em que o sino marcava as horas e a turma do interior se reunia à noite, na praça em frente à igreja, para assistir à novela. Você pode abrir em qualquer página que vai ter saudade do tempo que não viveu. Ainda hoje eu conto uma anedota que li nesse livro: “O pai, o filho, a escola”. É sucesso para qualquer audiência. Adultos e crianças.

A Literatura Infantil é, em resumo, uma história que o adulto conta a uma criança. Proponho, aqui, o caminho inverso: dê esse
livro para que uma criança leia para seus avós. Será um presente para todos.


Ficha Técnica:
LÁ DETRÁS DAQUELA SERRA (Quadras e Cantigas Populares)
Texto de Marco Haurélio e ilustrações de Taísa Borges. 56 páginas. Peirópolis, 2013.
Sobre o escritor:
Marco Haurélio é escritor, poeta e pesquisador. Conviveu, desde cedo, com reisados, procissões, festas de padroeiros e queimas de Judas. Registrou a rica literatura oral do sertão baiano, dedicando especial atenção aos contos populares. 
Sobre a ilustradora:
Taísa Borges é artista e ilustradora. Além de ilustrar texto de vários autores, é ela mesma autora de cinco livros, quatro de imagem e uma HQ. Sua arte já foi indicada duas vezes ao Prêmio Jabuti e finalista do HQMix.

Ficha técnica:
PAPAGAIO COME MILHO, PERIQUITO LEVA A FAMA!
Texto de Ricardo Azevedo e ilustrações de Alcy Linares. 64 páginas. Moderna, 2008.
Sobre o escritor:
Ricardo Azevedo é escritor, ilustrador e pesquisador da cultura popular. Escreveu mais de 100 livros. Tem obras publicadas também na Alemanha, Portugal, México, Holanda e França. Algumas delas foram vencedoras do Prêmio Jabuti.
Sobre o ilustrador:
Alcy Linares é ilustrador, cartunista com trabalhos em vários livros e veículos da imprensa nacional como O Pasquim, O Estado de São Paulo e Jornal do Brasil. Sua carreira como ilustrador envereda pelo caminho da ilustração infantil.


LEIA TAMBÉM:


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui