Dois livros infantis que falam de amor e liberdade para todos

O escritor Tino Freitas comenta duas obras "que saem do óbvio e despertam sentidos diversos para essas palavras tão necessárias a pais e filhos quanto o oxigênio"

374
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Esses dias estava pensando no que precisamos para viver. Biologicamente falando a resposta óbvia seria “oxigênio”. Mas eu buscava algo distante da exatidão científica. Algo que fizesse sentido para todos nós e que tivesse mais a ver com sentimentos que com a mecânica do corpo. Foi no meio dessa busca que descobri o novo livro de Rita e logo me lembrei de um mais antigo da Renata. Duas artistas que admiro sem limites. Foi a partir dessas obras infantis que a resposta se revelou: para viver bem precisamos de Amor e Liberdade. Os livros abaixo, saem do óbvio e despertam sentidos diversos para essas palavras tão necessárias a pais e filhos quanto o oxigênio.

Em AMOR, O COELHO a narradora nos apresenta o curioso habitante da sua casa: a personagem do título. Quando está faminto, por exemplo, além de comer chinelos e hortaliças, o coelho chega a comer até a paciência dos que moram ali. Mas, quando feliz, Amor fica saltitante, provocando risos em todos. As metáforas reveladas pelo animal nos apresentam um amor, substantivo, muito mais amplo em sentidos, além daquele coraçãozinho vermelho dos emojis a ornar enamorados. O amor não é tão fofinho assim. Nem os coelhos. Amor precisa de cuidado. O leitor precisa de cuidado. E está claro que a autora cuidou de cada palavra e imagem deste livro emocionante.

O QUE É A LIBERDADE? Essa é a pergunta que um passarinho faz a personagens inusitados como um lápis, uma mola e um mágico. Cada resposta é ilustrada de forma muito original numa página dupla. A ave procura compreender, mas, assim como na via real, infelizmente, nem sempre é possível enxergar o que é a liberdade para o outro, não é mesmo? A autora também nos oferece aqui e ali um rico jogo com o significado amplo de algumas palavras. Como quando a Lua decide não responder ao pássaro pois estava “cheia”. Se o leitor procura uma resposta certa, também será surpreendido. Uma beleza instigante, criativa e necessária, em forma de livro.

Ficha Técnica:
AMOR, O COELHO
Texto e ilustrações de Rita Carelli. 40 páginas. Editora Caixote, 2021.
Sobre a autora: Rita Carelli é atriz, escritora e ilustradora. Por suas obras já recebeu prêmios como os selos White Ravens e “Altamente recomendável” da FNLIJ.
.
Ficha técnica:
O QUE É A LIBERDADE?
Texto e ilustrações de Renata Bueno. 32 páginas. Companhia das Letrinhas, 2017.
Sobre a autora: Renata Bueno é escritora, ilustradora, arquiteta e artista plástica. Suas obras já foram expostas em galerias e museus de São Paulo e no XIV Salon de L’Éphémere, na França.


Leia também: 4 livros infantis que falam sobre mães


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui