Óperas de Mozart e Carlos Gomes inspiram contação de histórias infantis

O Teatro na Mesa apresenta vídeos sobre contos que abordam as virtudes da honra e do propósito

578
Óperas de Mozart e Carlos Gomes inspiram contação de histórias infantis; mulher contando histórias com cenário e bonecos
Imagem: Embaixadores da Prevenção/ Divulgação
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Para quem admira as óperas – drama teatral que mistura música instrumental e canto – e quer apresentar esse gênero artístico aos filhos, uma boa oportunidade são os espetáculos produzidos pelo grupo “Teatro na Mesa”. Em vídeos já disponíveis no YouTube, as artistas mesclam contação de histórias infantis com adaptações das óperas “A Flauta Mágica” e “Peri, O Guerreiro”, que permitem conhecer ilustres compositores como o austríaco Mozart e o brasileiro Carlos Gomes – o mais importante compositor de ópera no país.

Segundo o grupo, o objetivo do trabalho é incentivar a leitura e estimular a imaginação e criatividade dos participantes. Os espetáculos possuem versões acessíveis com libras e audiodescrição e fazem parte do projeto Embaixadores da Prevenção, organização social que atua na área artístico-cultural.

“Utilizar as artes cênicas como ferramenta é fundamental para explorar o campo imaginativo e o convívio social, permitindo e viabilizando o desenvolvimento da autoconfiança, da empatia e da externalização dos sentimentos”, aponta Eduardo Virgílio, coordenador cultural do projeto. Para ele, trabalhar com arte é uma experiência muito valiosa e o projeto recebeu várias respostas positivas. “É uma oportunidade de acalentar, cuidar e entreter as pessoas que, em poucos minutos, conseguem aprender brincando”, diz. Confira os vídeos de contação das histórias infantis:


Leia também: Conheça os curtas vencedores de concurso de produções sobre primeira infância


A Flauta Mágica 

O vídeo apresenta uma versão infantil da ópera homônima de Mozart, contada pela escritora brasileira Ruth Rocha. A narrativa acompanha Pamino, o príncipe de um reino distante, que precisa passar por várias provações que colocam em cheque as suas virtudes. Na companhia de Papageno, ele supera uma série de desafios que ajudam a formar o caráter, que podem ser comparados às dificuldades do dia a dia.


Leia também: 14 curtas que nos ajudam a falar com os filhos de sentimentos e valores


Peri, o Guerreiro

A história é inspirada na ópera de Carlos Gomes que, por sua vez, é baseada no romance “O Guarani”, de José de Alencar. A trama se passa no período da colonização do Brasil, quando um fidalgo justo e da confiança do Rei Dom João III chega ao país com seus filhos Ceci e Diogo. Peri torna-se amigo do fidalgo e, juntos, embarcam em uma jornada cheia de aventura.

Sobre a Embaixadores da Prevenção

A organização social foi fundada em Campinas em 2011, idealizada por Sandra Sahd. Nos últimos dez anos, já atendeu mais de 18 mil pessoas entre crianças, adolescentes, jovens e adultos por meio de atividades e projetos artístico-culturais, com apoio de recursos federais e municipais. Seu objetivo é contribuir para a formação de uma nova geração de pessoas que transforme o mundo através do sentir e pensar. 


Leia também: TV Futura estreia nova programação infantil; uma das séries traz música da cantora Fernanda Takai


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui