Conheça os curtas vencedores de concurso de produções sobre primeira infância

Promovido pela ONG Usina da Imaginação, os projetos trazem narrativas potentes sobre a infância em diversos contextos

318
Veja os curtas vencedores de concurso de vídeos sobre primeira infância; cena do curta
Com foco na relação da criança com a natureza, curta "Olívia Olhos Gulosos" foi premiado na categoria "Natureza do Brincar"
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Vídeos com temáticas voltadas ao universo infantil, na faixa etária de 0 a 6 anos, foram premiados no 3º Laboratório de Campanhas da Primeira Infância. Trata-se de uma iniciativa da ONG Usina da Imaginação, de Florianópolis (SC), que realizou uma oficina-concurso para escolher os melhores curtas-metragens com foco nas temáticas “Natureza do Brincar” e “Paternidade presente”. Abordando diferentes contextos socioculturais, os vídeos retratam a infância nas grandes cidades, na periferia, no interior de diferentes estados e em agrupamentos indígenas. Assista aos vídeos vencedores no fim da matéria.

Entre os curtas vencedores com foco na primeira infância estão “Olivia Olhos Gulosos”, de Flávia do Nascimento Neves (Barra Mansa, RJ), que mostra momentos do dia a dia da menina que dá nome ao vídeo, em casa e áreas verdes, destacando a sua curiosidade em explorar e conhecer o mundo ao seu redor. “Fiquei muito emocionada fazendo esse trabalho. Foi um registro muito afetivo”, afirmou Flávia, mãe de Olívia. 

Já “Memórias do não saber”, de Nicolas Busato (Florianópolis, SC), traz diferentes depoimentos de mulheres que recordam momentos vividos com seus pais e comentam a importância da figura paterna em suas vidas.

“O trabalho de Nicolas, que fala da paternidade entre gerações, se diferenciou pelo formato, pela beleza das imagens e por ser muito tocante. Já o curta da Flávia mostrou a poesia que existe na relação da criança com a natureza”, relataram os cineastas Rita da Silva e Kurt Shaw, que são fundadores da Usina da Imaginação e participaram ativamente de todo o processo do edital.


Leia também: 14 curtas que nos ajudam a falar com os filhos de sentimentos e valores


Oficinas sobre primeira infância e produção audiovisual

Com a participação de 12 estados brasileiros, no total, 22 produções concorreram no concurso feito por meio de edital, dividido em duas etapas: oficinas de audiovisual e produção de vídeos. Na primeira, foram promovidas 5 oficinas: “Primeira infância e produção audiovisual”, com Rita da Silva; “Roteiro”, com a roteirista de cinema e TV Gabriella Mancini; “Como contar história com imagens: fotografia e direção”, com a diretora, fotógrafa e documentarista Sandra Alves; “O som do audiovisual”, com a videoativista e técnica de som Lara Bione; e “Montar um filme”, com a diretora, produtora e montadora Cintia Domit Bittar. Na segunda parte do concurso, os participantes tiveram apoio de mentores para conceber o projeto e finalizar os vídeos. Os profissionais envolvidos nesta etapa foram o diretor de cinema Marcelo Pedroso e Gabriella Mancini, além de Rita da Silva e Kurt Shaw.

As produções de até 15 minutos foram selecionadas por voto popular e por especialistas do audiovisual. O júri foi formado por Maria Thereza Marcílio, coordenadora regional para as Américas do projeto Líderes Globais da Educação Infantil do Fórum Mundial de Educação e Cuidados da Primeira Infância; pela escritora, documentarista e pesquisadoras das infâncias Gabriela Romeu; pela doutora em comunicação e coordenadora do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte Gilka Girardello; pelo historiador especialista em políticas públicas para a infância Luciano Ramos; pela estudante e atriz mirim Helena da Silva Shaw; pela estudante e aprendiz do audiovisual do Recife Isabelle Barreto; por Kurt Shaw e Rita da Silva.

Foram mais de 6 mil votos registrados no site. Os primeiros lugares ganharam uma câmera profissional de entrada com lente e microfone shotgun; os segundos colocados receberam um smartphone com sistema multicâmera, tripé e microfone lapela; e os terceiros lugares também levaram o smartphone.


Leia também: E o Oscar vai para… 5 indicados ao prêmio para assistir com as crianças


Sobre a Usina da Imaginação

A Usina da Imaginação já funcionava informalmente há vinte anos, fundada por Rita da Silva e Kurt Shaw, mas foi oficializada em 2016, em Florianópolis. A ONG realiza pesquisa, produção cultural, desenvolvimento de produtos audiovisuais e mobilização comunitária, envolvendo especialmente crianças e jovens. O grande objetivo da iniciativa é inspirar as comunidades a valorizarem suas culturas e conhecimentos para promover igualdade de raça e gênero, promovendo também o diálogo inter-geracional.

Confira os premiados e as menções honrosas

1º lugar

Natureza do Brincar: Olivia Olhos Gulosos, de Flávia do Nascimento Neves (Barra Mansa, RJ)

Paternidade Presente: Memórias do não saber, de Nicolas Busato (Florianópolis, SC)


Leia também: 20 filmes clássicos e inspiradores para assistir com toda a família


2º lugar

Natureza do Brincar: Eu quero brincar, de Wagner Coelho (Cachoeirinha, RS)

 

Paternidade Presente: O que é ser pai presente?, de Renata Borges (Cachoeirinha, RS) 


Leia também: 26 filmes que abordam a relação entre pais e filhos


3º lugar

Natureza do Brincar: Brincar é Natural, de Manuela Miranda (Maceió, AL)

Paternidade Presente: Nossos cantos são cantos da casa de Ojú, de Ojú Forinha e Lucas Alberto (Belém, PA) 


Leia também: Nova comédia da Netflix “A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas”, assista ao trailer


Menções Honrosas

Brincar é Natural, de Manuela Miranda (Maceió, AL)

Trilhas, de Ricardo Carvalho(Rio de Janeiro, RJ)


Leia também: Conheça os lançamentos infantis da Netflix para 2021


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui