20 filmes clássicos e inspiradores para assistir com toda a família

Prepare a pipoca e junte todo mundo na sala, que essa lista está maravilhosa! São histórias divertidas e encantadoras que todos vão amar!

20285
Filmes inspiradores
Cena do filme O Pequeno Príncipe
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Com a chegada das férias escolares nada melhor do que um cineminha em casa para reunir a família não é mesmo? Pensando nisso, reunimos filmes inspiradores para divertir, emocionar e prender a atenção de todos, principalmente da criançada. Estão preparados? Então, vamos lá!

1 – Meu pé de laranja lima

Classificação: Livre

O longa é baseado no romance juvenil de mesmo nome, escrito em 1968, por José Mauro de Vasconcelos. Traduzido para mais de 52 línguas e adaptado para o teatro e a TV, além do cinema, o livro se tornou um clássico lido por diversas gerações. A história fala da vida do menino Zezé, um garoto muito levado que acaba criando uma amizade especial com um senhor da vizinhança. Da lista de filmes inspiradores, esse não pode ficar de fora. Impossível não se emocionar com esse relato maravilhoso!

2 – A Viagem de Chihiro

Classificação: Livre

Chihiro e seus pais estão de mudança para uma casa nova, mas durante o caminho decidem pegar um atalho. Essa mudança de rota os leva até uma mesa farta e repleta de comida! Ao fim do dia, Chihiro percebe que seus pais estão um pouco diferentes e somente ela poderá ajudá-los a voltar ao normal.

3 – Tainá – Uma aventura na Amazônia

Classificação: Livre

Tainá é uma índia que vive na floresta junto com o seu avô. Por defender a natureza e os animais de caçadores, ela acaba sendo perseguida e precisa se mudar para uma vila. Lá, conhece Joninho, um menino da cidade que irá ajudá-la nessa grande aventura!

4 – Peixe grande e suas histórias maravilhosas

Classificação: Livre

Willian é jornalista e tem uma relação complicada com o pai, pois durante toda a sua vida nunca acreditou nas histórias muito exageradas que o pai contava. Até que, após a morte do progenitor, Willian decide investigar a veracidade dos contos. Será que o pai dele realmente estava exagerando?

5 – Onde vivem os monstros

Classificação: 10 anos

Max é um garoto que decidiu fugir de casa porque foi mandado para o quarto de castigo sem jantar. Durante a fuga, ele acaba parando em uma ilha repleta de monstros, que declaram-no rei do grupo! A função do líder é evitar que a tristeza tome conta da ilha, para isso, Max precisa inventar jogos e brincadeiras para distrair a todos. O filme trata de assuntos importantes, como medo, tristeza e coragem, de uma forma leve e cheia de fantasia!

6 – Divertida Mente

Classificação: Livre

Imagina só a confusão que seria se cada um dos nossos sentimentos tivesse vontade própria e brigasse entre eles para poder assumir o controle da nossa mente! Basicamente, é isso o que acontece na cabeça da Riley, uma menina de 11 anos que acabou de mudar de cidade. Divertida Mente é um ótimo meio de ajudar as crianças a nomearem as emoções e de ensiná-las a falar sobre os sentimentos.

7 –  O Rei Leão

Classificação: Livre

Como falar de filmes inspiradores sem falar de O Rei Leão? Considerado um dos maiores clássicos da animação, é um filme para todas as idades! Ele retrata a vida de Simba, um leãozinho que foi exilado de seu reino e precisa descobrir como retornar para sua casa. Em 2019, ganhou uma nova versão hiper-realista.

8 – Viva – A vida é uma festa

Classificação: Livre

Miguel cresceu em meio a uma família em que era proibido qualquer tipo de música. Apesar disso, seu grande sonho sempre foi ser um músico famoso como seu ídolo Ernesto de la Cruz. Ao conhecer o seu novo amigo Héctor, os dois embarcam em uma aventura para tentar entender a história da família de Miguel.

9 – Extraordinário

Classificação: 10 anos

Auggie nasceu com uma doença que fez com que seu rosto não fosse gerado normalmente durante sua gestação, por isso, precisou passar por 27 cirurgias plásticas para tentar reconstruir a face. Apesar disso, ainda continua sendo diferente das outras crianças. Aos 10 anos, finalmente inicia os estudos em uma escola regular, mas precisa aprender a lidar com as diferenças e o bullying que sofre no colégio.

LEIA TAMBÉM: 26 filmes que abordam a relação entre pais e filhos

10 – O pequeno príncipe

Classificação: Livre

Treinada para ser perfeita, uma garotinha tem sua rotina transformada quando conhece um aviador, que decide contar-lhe sobre uma grande viagem! A animação foi inspirada no livro de mesmo nome, de autoria do escritor, ilustrador e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry, publicada em 1943 nos Estados Unidos, e se tornou um dos contos mais famosos da literatura infantil.

11 – Moana – Um mar de aventuras

Classificação: Livre

Moana precisa arranjar uma forma de conseguir salvar o seu povo da fome. Para isso, precisa se tornar uma mestre e comandar o oceano. No meio da sua jornada ela conta com a ajuda de Maui, um semideus que já foi muito poderoso. Trata-se de uma aventura muito emocionante, que destaca a importância da coragem e do amor familiar.

12 – Persépolis

Classificação: 12 anos

A animação conta sobre uma menina iraniana que tem sua vida transformada por causa de uma mudança política em seu país. Devido ao novo governo, ela precisa mudar suas roupas, suas músicas e até mesmo a forma de falar. Neste filme, é possível apresentar para a criança uma nova cultura e questões importantes, como a Revolução Iraniana.

13 – O expresso polar

Classificação: Livre

Outro indicado da nossa lista de filmes inspiradores é o clássico O expresso polar. Inspirada em uma obra infantil de mesmo novo, a animação fala sobre um menino que embarcou em um trem mágico com destino ao Polo Norte. Essa aventura mostra como o encanto da vida nunca desaparece para aqueles que acreditam!

14 – O menino e o mundo

Classificação: Livre

Um menino decide sair do campo e ir até a cidade grande em busca do seu pai. Nesse trajeto, ele se depara com um mundo cheio de desigualdade, pobreza e exploração dos trabalhadores. Indicado ao Oscar de 2016, o filme é uma obra encantadora e delicada.

15 – O menino no espelho

Classificação: Livre

Fernando vive se metendo em encrencas, por causa disso, seus pais sempre o deixam de castigo. Até que em um belo dia, o garoto percebe algo estranho, seu reflexo seu do espelho! Agora com um clone que pode ir à escola e obedecer aos adultos, Fernando finalmente esta livre para se divertir. Mas, será que isso vai dar certo?

16 – Capitão fantástico

Classificação: 14 anos

Ben é um pai um pouco diferente. Ele cria seus seis filhos em uma floresta, fazendo-os treinar diariamente para sobreviverem na natureza. Tudo estava certo, até que um acontecimento trágico faz com que a família precise entrar em contato com a civilização. Isso ferá Ben se questionar sobre a sua ideia de paternidade.

17 – Eu e meu guarda-chuva

Classificação: Livre

Eugênio é um menino de 11 anos que, nos últimos dias de suas férias, precisa se reunir com seu melhor amigo para salvar uma garota muito especial. Baseado no livro do titã Branco Mello, Eu e meu guarda-chuva é um filme fantástico e cheio de aventuras de tirar o fôlego.

18 – Wall-E

Classificação: Livre

Em uma Terra destruída e cheia de lixo, o pequeno robô Wall-E tem a missão de limpar todo o planeta. Durante anos, sua rotina se resumiu a compactar toneladas de entulho, até que um dia, a moderna robô Eva chega ao planeta Terra. Apaixonado, Wall-E começa a guiar a visitante por toda a galáxia.

19 – Coraline e o mundo secreto

Classificação: 10 anos

Coraline e sua família se mudaram para uma casa nova. Durante a noite, a menina decide explorar o imóvel e descobre uma pequena porta que a leva a um mundo mágico mas muito parecido com o dela. Lá, seus pais são carinhosos e atenciosos, mas possuem uma coisa estranha: botões no lugar dos olhos! Será que ela conseguirá voltar a realidade?

20 – Procurando Nemo

Classificação: Livre

E para fechar a lista de filmes inspiradores, temos uma aventura no fundo do mar, que acompanha a relação entre um pai superprotetor e um filho muito curioso para descobrir o mundo. Após uma briga, o filho foge e acaba sendo capturado por pescadores. Apavorado, o pai precisa descobrir para onde olevaram e como irá recuperar o seu filho.

E aí, curtiu a nossa seleção de filmes inspiradores? Conta aqui pra gente quais você gostou mais!

LEIA TAMBÉM: Festival Takorama disponibiliza filmes de todo o mundo para crianças e adolescentes

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui