Festival Takorama disponibiliza filmes de todo o mundo para crianças e adolescentes

1893
Cena de animação mostra menina olhando um aquário que tem um tubarão enorme. Esse é um dos filmes infantis que fazem parte do Takorama - Festival Internacional de Filmes para Crianças
A animação americana Shark Attached é um dos filmes infantis do festival, dirigida a crianças de 6 anos, que fala do nosso relacionamento com os animais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Começa hoje na web o Takorama – Festival Internacional de Filmes para Crianças. São 15 curta-metragens animados que focam no tema da solidariedade, divididos por idade. Para cada faixa etária – 3 anos, 6 anos, 12 anos e 15 anos – há três opções de vídeos a assistir. Os filmes infantis foram produzidos em países como Japão, Estados Unidos, Inglaterra, França, Rússia, Espanha, Dinamarca e Bélgica.

O objetivo do evento é estimular que as crianças descubram novas histórias e novos universos visuais através dos filmes infantis e, depois, dêem sua opinião, votando em seu filme favorito. “Além da educação cinematográfica e artística, o festival pretende afirmar a dimensão educacional do cinema, posicionando-o em particular ao lado da literatura e da pintura como um recurso capaz de acompanhar e apoiar as atividades pedagógicas”, afirmam os organizadores na página oficial do festival.

Leia também: Veja quais são as estreias infantis da Netflix em maio

A animação americana “Shark Attached”, por exemplo, fala do nosso relacionamento com os animais a partir da história de um pobre tubarão de estimação. O filme faz parte da lista voltada a crianças de 6 anos. Já “My Strange Grandfather”, da Rússia, é indicado para a faixa etária dos 9 anos e trata de temas como diferença e exclusão por meio de uma história de amizade entre uma garotinha e seu avô.

Appearance and Reality, do festival Takorama, mostra cena da animação em que homem adulto anda nas ruas da cidade
Animação Appearance and Reality, dos EUA, fala das aparências

Uma das opções para a turminha dos 12 anos é a animação dos Estados Unidos “Appearance and Reality” que mostra como as aparências costumam ser enganosas. Por fim, o curta argentino “Shave it”, para adolescentes a partir dos 15 anos, busca promover uma reflexão sobre a loucura dos homens e o desmatamento.

Os curtas fazem parte do catálogo da Associação Films pour Enfants (Filmes para Crianças), que é patrocinada pela Comissão Nacional Francesa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).  

Assista aqui aos filmes infantis do Festival Takorama.

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui