Nossa praia! Conheça 13 clubes para se refrescar com a família em São Paulo

Piscinas, playgrounds, lanchonete, restaurantes, e muito mais! Os clubes paulistanos podem ser uma boa pedida para uma tarde em família

18444
Menina toma banho em piscina de clube
Piscinas de clubes da capital paulista são uma boa opção para as famílias no verão
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Por Catarina Ferreira e Sabrina Abreu Um oásis em meio à metrópole. Isso é o que os clubes representam para as famílias que têm o hábito de frequentá-los. E esses espaços, com diversos serviços e opções de lazer, podem ser ainda mais apreciados por quem tem filhos pequenos. “Os principais diferenciais são a segurança e a comodidade de trazer as crianças para diversas aulas especializadas num mesmo lugar”, conta o advogado Antonio Luís Gomes dos Reis Sampaio Garcia, sócio desde a infância do Club Athletico Paulistano, um dos mais tradicionais de São Paulo. Como é comum acontecer, Antonio frequentava assiduamente o clube nos seus primeiros anos de vida, passou a fazer menos visitas ao espaço durante a juventude e o tempo da faculdade e, depois de ter filhos, voltou com tudo. O advogado fazia natação no Paulistano e viu sua filha, Elisa, de 6 anos, o filho, Antonio, de 9, e a enteada, Laís, de 19, praticarem esse e outros esportes nas piscinas e nas quadras que ele conhece tão bem.

“As crianças têm liberdade, ficam soltas no clube, não precisamos ficar atrás delas o tempo todo”, conta a psicóloga e headhunter Paula Gonçalves de Almeida Sampaio Garcia, mãe das crianças e responsável por levá-las diariamente ao Paulistano. Casada com Antonio, ela conta que demorou para entender a tranquilidade  do marido em permitir que os pequenos ficassem tão à vontade no espaço que tem mais de 40 mil metros quadrados e 25,4 mil sócios. Mas ele a tranquilizou, dizendo que se sente em casa. “Mesmo que não dê para saber o nome de todos os sócios, reconheço muitos rostos que vejo desde criança. É uma comunidade”, conta Antonio.

Por falar em comunidades, muitos clubes da cidade demonstram a diversidade da população, com históricos ligados às colônias que formaram seus fundadores e primeiros sócios – como o Juventus, na Mooca, ligado aos imigrantes italianos, e o Pinheiros, no Jardim Europa, criado por alemães. Em relação ao investimento para se tornar quotista, também há ampla oferta. No Paulistano, o alto valor do título (que o clube não divulga oficialmente) é apenas uma das razões pelas quais ele é considerado exclusivo. O método de admissão de novo sócio inclui a consulta dos quotistas e, se vetado, o pretendente não consegue passar a fazer parte do corpo de membros. Para se ter ideia, em 2014, o empresário e ex-jogador Ronaldo Nazário, o Fenômeno, foi vetado. Já no Pacaembu, a inscrição é gratuita e irrestrita, qualquer morador de São Paulo tem direito de frequentar. Neste verão, opções não faltam para se refrescar na capital. Escolha a sua.

Clube Athletico Paulistano

clube paulistano.jpg (183 KB)
Foto: reprodução Facebook

Quatro piscinas, sauna masculina e feminina, academia de ginástica, salão de jogos e mais de dez opções de espaços gastronômicos, entre bares, cafés e restaurantes, fazem parte da estrutura do clube, conhecido por ser um dos mais exclusivos da capital. Entre os pequenos, fazem sucesso a piscina infantil com chafariz, o parquinho, a brinquedoteca e a biblioteca com cantinho de leitura infantil, além da programação cultural, com calendário divulgado para os sócios ao longo do ano.

  • Para se associar: valores e condições são fornecidos apenas pessoalmente.
  • Para visitar: apenas sócios podem convidar.
  • Site: https://www.paulistano.org.br/
  • Endereço: Rua Honduras, 1.400, Jardim América.
  • Telefone: 3065-2000

Tênis Clube Paulista

Tenis Clube Paulista - Facebook (1).jpg (158 KB)
Foto: Reprodução Facebook

Localizado no Bairro Paraíso, o Tênis Clube Paulista tem área de 13 mil metros quadrados equipada com quadras poliesportivas, piscina semiolímpica, duas piscinas recreativas, playground e brinquedoteca. Há também academia e salas para prática de artes marciais, dança, ioga, ginástica, esgrima etc.

  • Para se associar e visitar: Informações apenas são fornecidas diretamente no clube.
  • Site: www.tenisclubepaulista.com.br
  • Endereço: Rua Gualaxos, 285, Paraíso
  • Telefone: 3252-5254 / 3252-5292

Clube de Campo São Paulo

Clube de Campo SP 3 - Facebook.png (64 KB)
Foto: Reprodução Facebook

Próximo à Represa de Guarapiranga, esse clube tem 200 mil metros quadrados de área verde preservada e amplo espaço dedicado à prática esportiva. Quadras de tênis e futebol, campo de golfe e clube náutico, além de atividades voltadas a toda a família, como ciclismo, yoga e vôlei de praia, fazem parte das atrações que o clube oferece.

  • Para se associar: O clube apenas admite novos sócios por indicação de membros.
  • Para visitar: Não é possível agendar visitas sem indicação prévia. O espaço não trabalha com day use.
  • Site: www.clubedecampodesp.com.br
  • Endereço: Praça Rockford, 28 Vl, Represa, São Paulo.
  • Telefone: 5923-5999

Clube Atlético São Paulo (SPAC)

Piscina SPAC - Divulgação.jpg (105 KB)
Foto: Divulgação

Mais antigo clube da cidade, sua primeira sede foi inaugurada no final do século XIX. Desde então, o SPAC cresceu e hoje conta com duas unidades na capital. Entre os espaços disponibilizados para o público estão academia, biblioteca, quadras poliesportivas, quadra de tênis e piscinas, além de atividades como ginástica, dança, taekwon do, tai chi chuan e capoeira, entre outras. O Espaço Teen tem atividades voltadas à recreação e ao brincar e é equipado para atender bebês, crianças e adolescentes.

  • Para se associar: Valores e condições são fornecidos apenas pessoalmente.
  • Para visitar: O clube não oferece serviços de day use, mas é possível agendar uma visita para conhecer o espaço.
  • Site: www.spac.org.br

UNIDADE SEDE

  • Rua Visconde de Ouro Preto, 119, Consolação

UNIDADE SANTO AMARO

  • Av. Atlântica, 1.448, Socorro

Clube Esperia

Clube Esperia - Divulgação (2).JPG (911 KB)
Foto: Divulgação

O clube conta com 80 mil metros quadrados, área de lazer, quadras de tênis e futebol de areia, playground e três piscinas – coberta, semiolímpica e de recreação – com área reservada às crianças. Há também pista de atletismo, espaço para musculação e campos de futebol. O Espaço Floresta, área de convívio equipada com mesas e pista de caminhada, também é adequado para shows.

  • Para se associar: Valores e condições são fornecidos apenas pessoalmente.
  • Para visitar: O clube oferece um voucher gratuito para a família conhecer e utilizar os serviços durante um final de semana mediante agendamento pelo telefone. Não há day use.
  • Site: clubeesperia.com.br
  • Endereço: Avenida Santos Dumont, 1.313, Santana
  • Telefone: 2223-3331 / 2223-3338

Esporte Clube Pinheiros

Esporte Clube Pinheiros - Divulgação.jpg (586 KB)
Foto: Divulgação

Quadras de tênis, futebol e handebol, pista de atletismo e boliche e piscina de hidroginástica e pólo aquático, entre outras modalidades, fazem parte da estrutura do Esporte Clube Pinheiros. O local conta com mais de 170 mil metros quadrados, dos quais cerca de metade é constituída de área verde.

  • Para se associar: Atualmente o clube tem 38 mil sócios cadastrados e não é possível adquirir novos títulos.
  • Para visitar: Você pode visitar o espaço a convite de um dos membros atuais ou em eventos promovidos ao longo do ano (a programação é divulgada pelo site).
  • Site: www.ecp.org.br
  • Endereço: Rua Angelina Maffei Vita, 493, Jardim Europa
  • Telefone: 3598-9700

Complexo Esportivo Pacaembu

Clube Pacaembu 2 - Facebook.jpg (119 KB)
Foto: Reprodução Facebook

Dentro do estádio Pacaembu existe um complexo poliesportivo que atende os moradores gratuitamente. Uma piscina olímpica aquecida, quadras poliesportivas, três pistas de caminhada, sala de ginástica e enfermaria fazem parte da estrutura. Para utilizar as piscinas e a quadra de futsal externa ou frequentar aulas de dança e atividades para a terceira idade, basta se tornar sócio, gratuitamente. Já para usar espaços como as quadras de tênis e o campo de futebol são cobradas taxas.

  • Para se associar: qualquer morador da cidade (independentemente da região) pode se tornar sócio. Para isso deve comparecer ao local com foto 2×2 e xerox de documento de identidade e de comprovante de residência no nome do associado. Inscrição gratuita
  • Não é possível visitar o espaço sem se associar.
  • Site: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/esportes/estadio_pacaembu
  • Endereço: Praça Charles Miller, s/n, Pacaembu
  • Telefone: 3664-4650

Clube Rincão

rincao divulgação.jpg (1.17 MB)
Foto: Divulgação

Na zona Sul da cidade, encontra-se o Clube Rincão. Quadra de vôlei, tirolesa, piscinas, toboáguas, minifazenda, playground, trilha ecológica e trenzinho, entre outros, fazem parte da estrutura do local. O clube possui seis piscinas, sendo uma delas com ondas, voltada para crianças. Além disso, o espaço também conta com estacionamento gratuito, restaurantes e palco para shows e apresentações.

  • Para se associar: O clube trabalha apenas com o serviço de day use: R$ 95 a partir de 10 anos; R$ 70 para crianças de 4 a 9 anos; e crianças de 0 a 3 anos não pagam
  • Site: www.cluberincao.com.br
  • Endereço: Avenida do Jaceguava, 2.222, Jardim Casa Grande
  • Telefones: 5979-2522 / 5979-6000 / 5922-8464

Clube Atlético Juventus

Clube Atlético Juventus - Divulgação (2).jpg (5.93 MB)
Foto: Divulgação

Conhecido popularmente como Juventus da Mooca, o clube se instalou no bairro no ano de 1924. Hoje, tem piscinas para crianças e adultos, toboágua, playground, área para convivência e espaço para realização de eventos. Entre as modalidades esportivas oferecidas estão aulas de futebol, vôlei, ioga, balé, jazz, natação, ginástica rítmica, tênis de mesa etc.

  • Para se associar: O título familiar custa R$ 2.800; o individual, R$ 1.800. Títulos para estudantes e universitários têm valor de R$ 600. Tudo pode ser parcelado em até dez vezes.
  • Para visitar: Visitas devem ser agendadas diretamente com o clube. O espaço não trabalha com day use.
  • Site: www.juventus.com.br

SEDE SOCIAL

  • Rua Comendador Roberto Ugolini, 20, Mooca

ESTÁDIO CONDE RODOLFO CRESPI

  • Rua Javari, 117, Mooca

Magic City

nitro x drone magic city - Divulgação.jpg (125 KB)
Foto: Divulgação

Piscinas cobertas ou com ondas, playground exclusivo para crianças e cinco toboáguas são algumas das atrações que o Magic City oferece para quem visita o local. Situado em meio à Mata Atlântica, o local reserva também um parque de diversões e uma área dedicada ao turismo rural, com atividades que incentivam a sustentabilidade. O complexo está localizado no município de Suzano, vizinho à capital, e pode ser visitado por toda a família.

  • Para se associar: É possível adquirir o Fun Card, passaporte anual para visitação. O associado pode incluir até sete pessoas como dependentes. O cartão tem taxa de manutenção mensal, que é divulgada apenas pessoalmente.
  • Para visitar: o valor do ingresso na bilheteria do local é R$ 120. Crianças até 5 anos não pagam entrada. Ingressos on-line têm valor reduzido.
  • Site: www.magiccity.com.br
  • Endereço: Rodovia Índio Tibiriçá, KM 58,5, Suzano
  • Telefone: (11) 4746-5800

Parque Aquático do Sesc

Sesc Itaquera - Carolina Vidal.jpg (738 KB)
Sesc Itaquera | Foto: Carolina Vidal

As unidades do SESC (Serviço Social do Comércio) da capital paulista reservam inúmeras atividades de lazer para toda a família. Ao todo, são 41 unidades presentes em 21 cidades do Estado de São Paulo. Espetáculos teatrais e musicais, exposições, oficinas de esporte e sustentabilidade e acesso aos espaços de brincar, entre outras atrações, são abertos para toda a comunidade. A utilização das piscinas e das quadras, além de descontos em algumas atrações, é restrita para os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo que possuam credencial plena.

Sesc 24 de Maio - Mariana Burity.jpg (700 KB)
Sesc 24 de Maio | Foto: Mariana Burity

As unidades de Itaquera e Interlagos são conhecidas por possuírem parque aquático equipado com toboáguas e solar. Para utilizar a piscina é necessário realizar um exame médico no valor de R$ 10 com validade de seis meses. A unidade 24 de Maio, inaugurada em agosto deste ano, não possui parque aquático. Porém, o complexo destaca-se por conta da piscina semiolímpica no terraço, com vista panorâmica para o centro da cidade. Há também brinquedoteca, área de convivência e um espelho d’água localizado no 11° andar.

  • Para se associar: É necessário ter registro em carteira no comércio de bens, serviços e turismo. Inscrição gratuita
  • Para visitar: A visitação das unidades é gratuita e aberta ao público.

SESC INTERLAGOS

  • Endereço: Avenida Manuel Alves Soares, 1.100,
  • Parque Colonial
  • Telefone: 5662-9500

SESC ITAQUERA

  • Endereço: Avenida Fernando Espírito Santo
  • Alves de Mattos, 1.000, Itaquera
  • Telefone: 2523-9200

SESC 24 DE MAIO

  • Endereço: Rua 24 de Maio, 109, Centro
  • Telefone: 3350-6300
  • Outras unidades: www.sescsp.org.br/

OBS: Informações atualizadas em novembro de 2020. A Canguru não se responsabiliza por alterações feitas pelos clubes. Os valores de cotas e mensalidades referem-se a pacotes para toda a família.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui