Dois livros para a paz invadir o coração nestes tempos de guerra

Parafraseando a música de Gilberto Gil, o escritor Leo Cunha apresenta dois livros que, ao peso da guerra, apresentam a esperança da paz

2030
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Ao contrário de outros conflitos ao redor do globo, a invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro de 2022, espalhou-se rapidamente pelas telas de todo o mundo. Não há como esconder, da crianças, as imagens dos combates. A meninada de hoje está mais do que ciente dos perigos da guerra. Como os pais, parentes e escolas podem lidar com essa realidade? Uma das formas é contrapor, ao peso da guerra, a esperança da paz. Na coluna deste mês, apresento dois livros infantis, que, parafraseando Gilberto Gil, podem fazer a paz invadir o nosso coração.

Capa de

Promover a paz é tarefa de gente grande, claro. Mas O LIVRO DA PAZ, escrito e ilustrado por Todd Parr, mostra como pequenos gestos do dia a dia também nos direcionam para o caminho do entendimento e da harmonia com outras pessoas e outros povos. Com frases e imagens simples, mas de forte impacto, o livro sugere que a paz é mais possível, e viável, num mundo onde, por exemplo, ouvimos os mais diferentes tipos de música, mantemos a água azul para todos os peixes e pedimos desculpa quando magoamos alguém.

Capa do livro

Já o livro PAZ, de Angela Leite de Souza traz um único poema que ocupa todo o livro, com poucas palavras por página. Poeta com larga experiência em obras para adultos e crianças, Angela começa o livro desmontando a imagem clássica (e batida) da paz como uma pomba branca que carrega no bico um ramo de oliveira. A partir daí, reconstrói o conceito da paz, mostrando que ela depende da forma como convivemos com o vizinho, o diferente, o outro. Criadas também pela autora, as ilustrações intimistas e simbólicas costuram o poema com linhas, agulhas, botões e fitas.

Ficha Técnica:
O LIVRO DA PAZ. Texto e ilustrações de Todd Parr. Editora Panda Books, 2004.
PAZ. Texto e ilustrações de Angela Leite de Souza. Editora Abacatte, 2018.

Sobre os autores:
Todd Parr é um escritor, ilustrador e produtor televisivo estadunidense.
Angela Leite de Souza, mineira, é escritora premiada, ilustradora e jornalista.


LEIA TAMBÉM:


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui