O medo de perder os filhos

A escritora Sheila Trindade fala sobre alguns dos sustos que já passou ao achar que havia perdido as crianças

137
Criança pequena no chão se esconde por trás da parede
Se esconder dos pais pode parecer uma brincadeira divertida aos pequenos
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

O maior medo de toda mãe é perder de vista o filho. Minha mãe conta que eu me escondia nas araras de roupa da C&A e ela ficava um tempão me procurando. Conta também que eu conversava com todo mundo e adorava entrar embaixo das mesas e ficar quieta lá por horas. Deve ter sido difícil ser minha mãe.

Desde que assumi o mesmo “posto” que ela, já passei alguns bons sustos. Lembro do dia em que consegui o feito de perder meu filho dentro de casa. Ele estava brincando de pique-esconde comigo, mas eu não estava ciente disso. Ele se escondeu e ficou quieto lá por longos minutos. O tempo, precisamente, eu não sei. Fui ver se o menino estava bem e cadê ele? Não estava na sala. Corri para o quarto. Olhei dentro dos armários e se estava escondido no box do banheiro, na casinha do cachorro, dentro da máquina de lavar e até no forno. Olhei em tudo. Sentei no sofá da sala para pensar o que fazer. Comecei a questionar, como de praxe, minha sanidade. Pensei em ligar para meu marido, a polícia, alguém que tenha alguma ideia sobre onde a criança estaria. Fiquei imaginando qual explicação daria. Como é que eu fui perder uma criança de dois anos dentro de casa? Algum armário para Nárnia explicaria? Enquanto refletia sobre o que fazer, observei algo embaixo da TV que ficava apoiada em cima de um móvel baixo. Dava para ver pela frestinha dois pés gordinhos. Fui andando lentamente e ao olhar atrás da TV, lá estava a criança que estava prestes a ter a foto estampada em caixa de leite, com as mãos no rosto, ainda brincando de esconder. Ainda bem que não liguei para a polícia.

Também já perdi o mais velho que brincava no quintal com os amiguinhos. Todo mundo foi embora e quando perguntei onde Samuel estava, eles disseram que não sabiam. Eu deduzi – sou ótima em deduções, repare bem – que ele havia saído pelo portão após uma rápida olhada dentro de casa. Percorri correndo os quarteirões do bairro, encontrei vizinhos pelo caminho e
pedi para ajudarem na busca. Todo mundo desesperado ajudando, até que alguém pergunta:

— Você tem certeza que ele não está em casa?

E não é que estava, menina? Dormiu sentado na privada enquanto fazia cocô. Por isso não me ouviu chamando. E a cara da bonita em contar para o vizinhos que ele estava lá dentro, sem explicar os detalhes para não pegar mal para o menino depois? Paguei de louca, claro.

Na festa junina, todas as crianças brincando espalhadas pela escola e não sai ilesa, sem o mico cotidiano. A música tocando, todo mundo feliz, interrompem o som. Um moço com cara brava grita lá na frente:

— Cadê a mãe dessa criança? (Do pai ninguém pergunta, não é mesmo?)

Sim, essa mãe era eu. Luiza em pé ao lado do moço com cara de choro. Disse que se perdeu NA-SUA-PRÓPRIA-ESCOLA e não me achou. Logo eu, tão deslocada e antissocial. Fácil, fácil me encontrar em qualquer festa, sou aquela ali no canto com alergia assintomática a pessoas. Vai ver meus filhos são assim também. Fingem eternamente brincar de esconde-esconde para ficarem sozinhos com seus pensamentos, torcendo para ninguém os achar.

*Este texto é de responsabilidade do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.

LEIA TAMBÉM:

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui