Volta às aulas: dicas para planejar o ano letivo do seu filho

    76
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais

    Daniele Franco

    Foto: PixabayJaneiro já está no fim e, com ele, as férias escolares dos pequenos. Depois de um longo período de brincadeira, viagens, passeios, diversão e, claro, rotina alterada, as crianças já devem se preparar para voltar ao dia a dia letivo.

    Para ajudar a inserir a criança nesse ritmo, que tal montar um plano de aprendizagem junto com ela? Confira 5 dicas da psicopedagoga Thalita Thomé para concretizar o projeto.

    1 – Sirva de exemplo – Mesmo que você não tenha um nível formal alto de escolaridade, faça com que seu filho perceba seu esforço em ajudá-lo e em aprender coisas novas. Seja o mentor, a inspiração do seu filho.

    2 – Converse – Pergunte à criança as atividades extracurriculares que são mais interessantes para ela entre uma gama de opções selecionadas de acordo com as condições da família. Forçar atividades que os pais têm vontade que a criança realize só causa frustração e estresse ao pequeno.

    3 – Estimule a leitura – Livros são fundamentais para o desenvolvimento da imaginação, criatividade e outras habilidades cognitivas das crianças, além de melhorar a interpretação e produção de textos. Thalita sugere três livros para começar: “Bruxa, Bruxa, venha a minha festa”, “A menina bonita do laço de fita” e “Pedro e Tina”.

    4 – Integre tecnologia – Estamos falando da geração Y, que já nasce com uma facilidade incrível para assimilar conhecimentos relacionados à tecnologia e tende a gostar bastante desse mundo. Insira jogos e brincadeiras a um projeto pedagógico e atraia a atenção dos pequenos.

    5 – Organize as atividades – Hoje em dia, as crianças costumam praticar muitas outras atividades além da escola. Inglês, balé, luta, natação e outros compromissos podem sobrecarregar seu pequeno se não forem devidamente organizadas. É muito importante que a criança tenha tempo livre entre as aulas para brincar e, de fato, ser criança.

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui