‘Pais devem ser modelos de comportamento inclusivo para os filhos’ 

Para educadora, é preciso agir de acordo com os valores que desejamos transmitir, demonstrando respeito e aceitação pelas diferenças

110
Mãe lê algo no laptop com o filho; pais devem servir de exemplo quanto a práticas de inclusão para os filhos
Criar um ambiente acolhedor dentro de casa faz com que as crianças se sintam seguras e motivadas a se expressar
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Por Melissa Martins* – A sociedade contemporânea busca cada vez mais a valorização da diversidade em todos os seus aspectos. Nesse contexto, a família desempenha um papel fundamental para consolidar essa mudança: a maneira como os pais abordam a incusão e lidam com as diferenças dentro de casa influencia diretamente na formação de valores e atitudes dos filhos em relação ao outro.  

É essencial, portanto, que os pais reconheçam e valorizem a diversidade em todas as suas formas. Isso inclui não apenas a diversidade étnica, cultural e de gênero, mas também a pluralidade de habilidades, necessidades e formas de pensar. Ao demonstrar respeito e aceitação pelas diferenças, os pais ensinam aos filhos a importância da empatia, da tolerância e do respeito mútuo. 

Além disso, é importante que os pais promovam a inclusão ativa dentro do ambiente familiar. Isso significa criar um espaço onde todas as vozes sejam ouvidas e valorizadas, independentemente de suas características ou opiniões. Os pais podem incentivar o diálogo aberto e honesto, estimular a participação de todos os membros da família nas decisões e atividades do dia a dia, e criar um ambiente acolhedor onde cada um se sinta seguro para ser quem realmente é. 

Os pais também podem proporcionar experiências que promovam o contato com a diversidade por meio da leitura de livros que abordem temas relacionados à inclusão, da participação em eventos culturais ou do envolvimento em projetos sociais que visem a igualdade e a justiça social.  

LEIA TAMBÉM:

Brinquedos e brincadeiras que reflitam a diversidade

A importância de ter brinquedos que representem pessoas com deficiência para crianças é fundamental para promover a inclusão desde a infância. Quando elas têm acesso aos brinquedos que refletem a diversidade humana, elas aprendem, desde cedo, a valorizar e respeitar as diferenças, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e empática.  

Ao brincar, as crianças precisam ter a oportunidade de se expressar e desmistificar algumas temáticas, como por exemplo, quando um boneco “perde” uma perna ou um braço. O primeiro comentário do adulto geralmente é de um sentimento negativo, de “pena”, muitas vezes, verbalizando palavras como “quebrou” ou “estragou”. E na verdade, essa é uma ótima oportunidade para ensinar sobre as adaptações da vida, que podem existir bonecos que perdem os membros, mas são os mesmos bonecos de antes, apenas com características físicas diferentes.  

Ao ensinar aos filhos sobre a importância da inclusão e da valorização das diferenças, os pais contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes. Por isso, os pais devem ser modelos de comportamento inclusivo para seus filhos. Isso significa agir de acordo com os valores que desejam transmitir, praticando a empatia, o respeito e a solidariedade em todas as suas interações e relações pessoais. Ao viver esses valores no dia a dia, os pais demonstram aos filhos que a inclusão não é apenas uma ideia abstrata, mas sim uma prática concreta e essencial para a construção de um mundo melhor para todos. 

*Melissa Martins é mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, com pós-graduação em Educação Inclusiva e Supervisão Escolar. Atua há quase 30 anos na área de Educação, Educação Básica Inclusiva e na Formação Continuada de educadores. 

*Este texto é de responsabilidade do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui