Sindicato de escolas privadas de SP entra com ação por aulas regulares nos ensinos infantil e fundamental

Sieeesp protocolou ação civil pública contra prefeitura que pede a retomada das aulas presenciais regulares em todas as etapas de ensino na cidade de São Paulo

324
Três crianças sentadas em carteiras com bastante distanciamento. Em cima das carteiras, há material escolar e álcool em gel
Na volta às aulas, preços de material escolar superam a inflação, o que exige dos pais pesquisa cautelosa
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (Sieeesp) ingressou, na última terça-feira (10), com uma ação civil pública que pede a retomada das aulas presenciais regulares em São Paulo. Até o momento, o retorno às escolas para aulas regulares foi autorizado apenas para o ensino médio. A educação infantil e ensino fundamental puderam reabrirescolas, mas somente para atividades extracurriculares, como aulas de música reforço.

O sindicato reivindica que a prefeitura siga as orientações do governo estadual, que estabeleceu diretrizes permitindo o retorno de até 70% dos alunos matriculados na escolas, a partir do momento em que a cidade se encontre na fase verde da pandemia da Covid-19 por pelo menos 14 dias consecutivos. A Grande São Paulo está na fase verde desde o dia 9 de outubro. De acordo com a ação civil da entidade, a prefeitura paulistana faz uso de normas ilegais que impedem a retomada das aulas presenciais regulares em escolas privadas do município.

LEIA TAMBÉM: 25% das escolas privadas reabriram em São Paulo para atividades extracurriculares

O sindicato baseia o pedido na queda dos casos de Covid-19 no município e em dados científicos que demonstram a baixa prevalência e agressividade do vírus em crianças. Para o presidente do sindicato, Benjamin Ribeiro da Silva, “o que estão fazendo no Brasil é um crime com os alunos. A Europa todinha teve a segunda onda da pandemia, está fechando tudo novamente e só não as escolas. A escola é gênero de primeira necessidade, só aqui no Brasil, para os políticos, não é”.

Em entrevista ao Estadão no último dia 23, o prefeito da capital Bruno Covas afirmou que “as decisões são baseadas na orientação da Ciência, da Saúde e da Vigilância Sanitária. E é exatamente seguindo essa recomendação que nós não vamos liberar o retorno às aulas do Ensino Infantil e Ensino Fundamental agora em novembro”. A capital paulista está há quase 8 meses sem aula.

LEIA TAMBÉM: Matrícula escolar: contrato deve detalhar modelo das aulas em 2021, orienta Procon

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui