O açúcar é mesmo um vilão? Médico dá dicas para acertar a medida

670
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Por Rafaela Matias

açucar.jpg (215 KB)
Foto: Pixabay

Açúcar faz mal. Açúcar é necessário. Seu filho vai ficar diabético. Sem açúcar o corpo dele não será capaz de se desenvolver. São muitas as contradições que cercam o consumo de açúcar, especialmente durante a infância. E tantas divergências podem deixar os pais confusos a respeito da alimentação dos pequenos.  

Afinal, o açúcar é ou não é um vilão?

levimar.jpg (105 KB)
Encontro Canguru, com o médico Levimar Araújo

Para o endocrinologista Levimar Araújo, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes e o convidado do Encontro Canguru de setembro em Beagá, realizado no último sábado (2), o produto pode ser vilão ou mocinho. A diferença está na quantidade.

Segundo o médico, o corpo humano precisa de açúcar para se manter em funcionamento, ter energia para se movimentar e, no caso dos pequenos, se desenvolver. E o açúcar, ao contrário do que se pensa, não é gerado apenas pelo consumo do próprio. Carboidratos e proteínas também são capazes de se transformar em glicose dentro do organismo e gerar energia para as células. “Essa capacidade dos alimentos de se transformarem em açúcar é chamada de índice glicêmico. Quando um alimento se transforma rapidamente, dizemos que ele possui alto índice glicêmico, e quando ele demora mais para ser processado, o índice glicêmico é baixo”, explica.

Alimentos com um índice glicêmico muito elevado exigem que o corpo produza insulina rapidamente para que a glicose seja transportada para as células. A longo prazo, esse processo pode sobrecarregar o pâncreas e, caso o corpo deixe de produzir insulina ou passe a produzir em níveis inferiores ao necessário, desenvolver o diabetes tipo 2. O outro tipo de diabetes, o tipo 1, é uma doença autoimune que impede o pâncreas de funcionar corretamente – por razões genéticas e que não possuem relação com a má alimentação.

Nos dois casos, é indicada a redução drástica do consumo do açúcar e a reposição da insulina. Em crianças saudáveis, porém, o indicado é fazer boas escolhas, dando preferência para alimentos com baixo índice glicêmico e açúcares mais naturais, como o mascavo ou demerara. O endocrinologista Levimar Araújo garante: o açúcar, por si só, não faz mal, o que faz mal é o excesso.

Na medida certa

Veja algumas dicas para tornar mais saudável o consumo de açúcar na rotina do seu filho

  • Aliar o consumo de fibras ao de carboidratos, inserindo folhas verdes nas principais refeições, por exemplo.
  • Preferir carboidratos de alto índice glicêmico, como a batata doce e o arroz integral.
  • Dar preferência para o chocolate meio amargo, que ajuda a proteger o coração e possui níveis mais baixos de açúcar.
  • Ter moderação no consumo de algumas frutas que possuem o índice glicêmico muito elevado, como manga, uva e melancia.
  • Dar preferência à fruta que aos sucos, pois eles possuem menos fibras.
  • Evitar alimentos processados e industrializados, como os biscoitos recheados e os sucos de caixinha.
  • Ficar atento ao modo de preparo dos alimentos e tentar mantê-los o mais natural possível. O purê de batata, por exemplo, possui um índice glicêmico muito superior ao da batata assada.

Fique atento!

Veja alguns sinais, indicados pelo médico Levimar Araújo, de que o seu filho pode estar com falta de nutrientes ou resistência à insulina

  • Excesso de peso
  • Estatura abaixo do normal
  • Não desenvolvimento dos órgãos sexuais (não entra na puberdade)
  • Lesões de pele
  • Fome excessiva
  • Aumento da circunferência abdominal

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui