Artigos
Materiais pedagógicos para pessoas com deficiência – conheça alguns deles
{{{{OTY=}}}}
Da redação
Trabalhar com crianças com deficiência é um desafio para os professores. Muitos deles não recebem formação adequada para lidar com os pequenos em sala de aula, e estes acabam sendo privados do aprendizado, quando não também excluídos do convívio social na escola, pela dificuldade na interação com os amigos.
Em 2018, o Instituto Rodrigo Mendes – ong que promove a educação inclusiva – desenvolveu o projeto Materiais Pedagógicos Acessíveis, uma formação em serviço para educadores de escolas públicas em São Paulo.
Com criatividade e respeito às diferenças, os professores criaram materiais que envolveram toda a turma no processo de ensino e aprendizado. Embora sejam complexos de fazer em casa – pois foram feitos com tecnologia da cultura maker, que faz uso de equipamentos como impressoras 3D – servem de referêcia para os pais de crianças com deficiência, para que saibam que existem maneiras diversas dos professores trabalharem a inclusao na escola.
Veja a seguir detalhes de cada proposta e acesse os vídeos que mostram como eles foram feitos e usados em sala de aula.
Teatro de fantoches
O teatro de fantoches pode ampliar as possibilidades de comunicação para crianças que não se comunicam verbalmente, mas reagem bem a emissões sonoras. Também é interessante para uso com crianças com deficiência intelectual, fazendo com que se envolvam na brincadeira. O teatro tem um painel sonoro com botões de áudios diversos, tais como trovão, palma e chuva.
Assista ao vídeo – Teatro de fantoches ajuda a trabalhar conteúdos do Português como oralidades e narrativas – EMEF Carlos Francisco Gaspar, em São Paulo
Jogo de Trilha Interativo
Indicado para crianças cegas e que ainda não sabem ler e escrever convencionalmente. O jogo serve de estímulo para que essas crianças participem dos jogos de tabuleiros com os colegas. São três produtos. Uma trilha com botões de áudio em inglês com perguntas sobre o tema da sustentabilidade, pinos confeccionados com a impressora 3D em diferentes formatos e cores e imantados para melhorar o manuseio e fixação pelos alunos cegos, e um dado digital com recursos visuais e sonoros.
Assista ao vídeo – Jogo de trilha interativo trabalha conteúdos de Ciência e Matemática – EMEF Manoel Vieira de Queiroz Filho
Trilha dos seres vivos
Foi criada para ajudar um aluno com hipótese diagnóstica de autista e seus colegas a aprenderem sobre os animais, como são classificados e suas características. O jogo traz miniaturas 3D dos bichos. Os números da trilha e as cartas com os comandos do jogo e informações sobre os animais, também estão em braile.
Assista ao vídeo – Trilha dos seres vivos permite trabalhar temas ligados à biodiversidade e à ecologia – EMF Desembargador Teodomiro Toledo Piza
Roleta silábica
Foi utilizada com uma criança com hipótese diagnóstica de autismo, em turma em processo de alfabetização. Como uma espécie de bingo, a cada jogada, um aluno gira o ponteiro da roleta. Vence quem marcar todas as sílabas que formam as palavras da sua cartela.
Assista ao vídeo – Roleta silábica ajuda a avançar no processo de alfabetização – CEU Três Lagos
Painel de votação
Foi feita para atrair um aluno com Síndrome de Down que também apresenta características do Transtorno Espectro Autista (TEA). A ideia era que eles pudesse participar das aulas ativamente juntamente com seus colegas de classe. Consiste em um painel sonoro de múltipla escolha, que aponta o resultado final da votação.
Veja aqui como fazer o painel de votação
Assista ao vídeo – Painel de votação ajuda a definir tema de redação – CEU Cidade Dutra
Placas tectônicas
Para envolver todos alunos do 6 º ano, incluindo um aluno com deficiência intelectual, para a aprendizagem de conteúdos de Geografia que demandam uma grande capacidade de abstração, foi desenvolvido um quebra-cabeça com as diferentes camadas da crosta terrestre, que permite a visualização de maneira concreta do manto, das placas tectônicas e dos continentes. A montagem e manuseio destas camadas proporcionam maior compreensão de fenômenos naturais não facilmente observados no Brasil, como terremotos, vulcões e tsunamis, entre outros conteúdos curriculares da área.
Veja aqui como fazer o material das placas tectônicas
Assista ao vídeo – Placas tectônicas amplia trabalho de temas de Geografia e Ciências – EMEF João de Deus Cardoso de Mello
Baú de contação de histórias
Para ajudar as crianças a criarem histórias, foi desenvolvida uma caixa sonora, com 14 diferentes sons, como o de chuva e de batida na porta, e respectivos botões com pictogramas em relevo.
Veja aqui como fazer o material do baú de contação de histórias
Assista ao vídeo – Baú de contação de histórias auxilia em aulas de leitura e escrita – EMEF Olegário Mariano
Mapa-múndi interativo
Um mapa-múndi interativo foi criado com a turma do 8º ano, que conta com alunos com deficiência intelectual e com dificuldade na leitura e escrita. Quando acionados os botões desses pontos, são fornecidas as informações sobre cada continente, mares, oceanos e meridianos.
Veja aqui como fazer o material do mapa-múndi interativo
Assista ao vídeo – Mapa-múndi interativo é usado com foco em conteúdos como Geografia, Arte e História – EMEF Marina Melander Coutinho
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Galinha Pintadinha, agora no cinema
Primeiro filme da personagem estreia nesta quinta-feira (1º) e apresenta a Popó em animação 3D, com uma história criada especialmente...
5 formas de lidar com as explosões de raiva das crianças, sem perder a calma junto
Seu filho grita, chora, joga coisas no chão... O que fazer para encerrar ou, ao menos, amenizar a crise? O...
Cyberbullying não começa na internet: estudo mostra que violência pode acompanhar adolescente da escola para as telas
Pesquisa com 4,2 mil estudantes revela que jovens envolvidos em diferentes formas de bullying têm risco muito maior de apresentar...
Mudanças na licença-maternidade: mães biológicas e adotivas agora têm os mesmos direitos
STF decidiu que mães biológicas e adotivas têm direito ao mesmo período de afastamento; medida vale para trabalhadoras CLT, servidoras...








