Materiais pedagógicos para pessoas com deficiência – conheça alguns deles

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    Da redação

    Trabalhar com crianças com deficiência é um desafio para os professores. Muitos deles não recebem formação adequada para lidar com os pequenos em sala de aula, e estes acabam sendo privados do aprendizado, quando não também excluídos do convívio social na escola, pela dificuldade na interação com os amigos.

    Em 2018, o Instituto Rodrigo Mendes – ong que promove a educação inclusiva – desenvolveu o projeto Materiais Pedagógicos Acessíveis, uma formação em serviço para educadores de escolas públicas em São Paulo.

    Com criatividade e respeito às diferenças, os professores criaram materiais que envolveram toda a turma no processo de ensino e aprendizado. Embora sejam complexos de fazer em casa – pois foram feitos com tecnologia da cultura maker, que faz uso de equipamentos como impressoras 3D – servem de referêcia para os pais de crianças com deficiência, para que saibam que existem maneiras diversas dos professores trabalharem a inclusao na escola.

    Veja a seguir detalhes de cada proposta e acesse os vídeos que mostram como eles foram feitos e usados em sala de aula.

     

    Teatro de fantoches

    O teatro de fantoches pode ampliar as possibilidades de comunicação para crianças que não se comunicam verbalmente, mas reagem bem a emissões sonoras. Também é interessante para uso com crianças com deficiência intelectual, fazendo com que se envolvam na brincadeira. O teatro tem um painel sonoro com botões de áudios diversos, tais como trovão, palma e chuva.

    Veja aqui como fazer

    Assista ao vídeo  – Teatro de fantoches ajuda a trabalhar conteúdos do Português como oralidades e narrativas – EMEF Carlos Francisco Gaspar, em São Paulo
     

    Jogo de Trilha Interativo

    Indicado para crianças cegas e que ainda não sabem ler e escrever convencionalmente. O jogo serve de estímulo para que essas crianças participem dos jogos de tabuleiros com os colegas. São três produtos. Uma trilha com botões de áudio em inglês com perguntas sobre o tema da sustentabilidade, pinos confeccionados com a impressora 3D em diferentes formatos e cores e imantados para melhorar o manuseio e fixação pelos alunos cegos, e um dado digital com recursos visuais e sonoros.

    Veja aqui como fazer

    Assista ao vídeo  – Jogo de trilha interativo trabalha conteúdos de Ciência e Matemática  – EMEF Manoel Vieira de Queiroz Filho


    Trilha dos seres vivos

    Foi criada para ajudar um aluno com hipótese diagnóstica de autista e seus colegas a aprenderem sobre os animais, como são classificados e suas características. O jogo traz miniaturas 3D dos bichos. Os números da trilha e as cartas com os comandos do jogo e informações sobre os animais, também estão em braile.

    Veja aqui como fazer a trilha

    Assista ao vídeo – Trilha dos seres vivos permite trabalhar temas ligados à biodiversidade e à ecologia – EMF Desembargador Teodomiro Toledo Piza

     

    Roleta silábica

    Foi utilizada com uma criança com hipótese diagnóstica de autismo, em turma em processo de alfabetização. Como uma espécie de bingo, a cada jogada, um aluno gira o ponteiro da roleta. Vence quem marcar todas as sílabas que formam as palavras da sua cartela.

    Veja aqui como fazer

    Assista ao vídeo – Roleta silábica ajuda a avançar no processo de alfabetização – CEU Três Lagos

     

    Painel de votação

    Foi feita para atrair um aluno com Síndrome de Down que também apresenta características do Transtorno Espectro Autista (TEA). A ideia era que eles pudesse participar das aulas ativamente juntamente com seus colegas de classe. Consiste em um painel sonoro de múltipla escolha, que aponta o resultado final da votação.

    Veja aqui como fazer o painel de votação

    Assista ao vídeo  – Painel de votação ajuda a definir tema de redação – CEU Cidade Dutra

      

    Placas tectônicas

    Para envolver todos alunos do 6 º ano, incluindo um aluno com deficiência intelectual, para a aprendizagem de conteúdos de Geografia que demandam uma grande capacidade de abstração, foi desenvolvido um quebra-cabeça com as diferentes camadas da crosta terrestre, que permite a visualização de maneira concreta do manto, das placas tectônicas e dos continentes. A montagem e manuseio destas camadas proporcionam maior compreensão de fenômenos naturais não facilmente observados no Brasil, como terremotos, vulcões e tsunamis, entre outros conteúdos curriculares da área.

    Veja aqui como fazer o material das placas tectônicas

    Assista ao vídeo – Placas tectônicas amplia trabalho de temas de Geografia e Ciências – EMEF João de Deus Cardoso de Mello

     

    Baú de contação de histórias

    Para ajudar as crianças a criarem histórias, foi desenvolvida uma caixa sonora, com 14 diferentes sons, como o de chuva e de batida na porta, e respectivos botões com pictogramas em relevo.

    Veja aqui como fazer o material do baú de contação de histórias

    Assista ao vídeo – Baú de contação de histórias auxilia em aulas de leitura e escrita – EMEF Olegário Mariano

     

    Mapa-múndi interativo

    Um mapa-múndi interativo foi criado com a turma do 8º ano, que conta com alunos com deficiência intelectual e com dificuldade na leitura e escrita. Quando acionados os botões desses pontos, são fornecidas as informações sobre cada continente, mares, oceanos e meridianos.

    Veja aqui como fazer o material do mapa-múndi interativo

    Assista ao vídeo  – Mapa-múndi interativo é usado com foco em conteúdos como Geografia, Arte e História – EMEF Marina Melander Coutinho

     

     

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