Frutas de época: as mais indicadas para consumo das crianças em agosto

Frutas de época como as laranjas que a garota segura abraçando-as nesta foto, são mais baratas e possuem menos agrotóxicos
Agosto é época de frutas como banana-nanica, caju, carambola, kiwi, laranja-pera, laranja, morango e tangerina

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Além dos benefícios comuns a qualquer fruta, que possui vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, as frutas de época têm ainda outros atrativos. “Elas são mais baratas, têm mais sabor e, em geral, possuem menos agrotóxicos”, afirma a nutróloga infantil Denise Brasileiro, de Belo Horizonte.

De fato, as frutas de época se mostram uma opção econômica para as famílias, já que são encontradas com mais facilidade e menor preço nas feiras, sacolões e supermercados.

Agosto é época de banana-nanica, caju, carambola, kiwi, laranja-pera, laranja lima, maçã, mamão, mexerica, morango e tangerina. A seguir, destacamos algumas dessas frutas, seus benefícios e quando devem ser oferecidas para as crianças (e para os adultos também!). Depois, confira também uma sugestão de receita de um mousse de cacau feito com frutas de época. Hum… parece gostoso, não?

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Frutas de época para consumir em agosto

Banana nanica
Também chamada de caturra, essa banana tem boa digestibilidade e alto valor nutricional, sendo muito rica em potássio e magnésio. É indicada para receitas de bolos e doces. “O que muitas pessoas não sabem é que a casca da banana também possui vitaminas e pode ser utilizada em várias preparações saudáveis, como farofa e antepastos”, comenta Denise. Ela orienta a não guardá-las na geladeira, pois se danificam a temperaturas abaixo de 12 graus Celsius, e a mantê-las longe de outras frutas caso queira-se retardar o amadurecimento.  
Como oferecê-la
O bebê pode segurar a banana na mão e comer aos pedaços, a partir de seis meses de idade, sempre sob supervisão de um adulto. Pode também ser oferecida amassada e para crianças maiores da maneira que elas preferirem.

Laranja Pêra
As mais pesadas são as mais suculentas. Manchinhas marrons são comuns e não afetam o sabor. Fonte de vitamina C, contem fibra, ácido fólico, potássio e antioxidantes, e apresenta ação preventiva contra gripes e resfriados nas crianças. Também melhora a função do sistema digestivo e, no caso de adultos, auxilia na prevenção de anemia, pois aumenta a absorção do ferro.
Como oferecê-la
O ideal é não fazer suco e oferecer a laranja para a criança chupar, a partir dos seis meses de idade.

Morango
O morango é rico em vitaminas (C, A, B5 e B6) e em minerais como Cálcio, Potássio, Ferro, Selênio e Magnésio. A fruta também se destaca pela grande quantidade de fibras, ajuda a combater inflamações e a fortalecer o sistema imunológico – importante para os bebês que estão formando suas defesas contra vírus e bactérias. A nutróloga ressalta porém que o morango pode ter muitos agrotóxicos. Nesse caso, os orgânicos costumam ser uma boa alternativa.
Como oferecê-lo
Devido a seu potencial alergênico, o morango deve ser introduzido na dieta das crianças a partir dos 12 meses. A fruta pode ser oferecido amassada e, mais tarde, dada em pedaços, quando a criança aceitar mastigá-los.

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Receita: aprenda a fazer um mousse de cacau com frutas 

Mousse
Ingredientes 
– 2 laranjas médias (400g) 
– 3/4 de abacate maduro (220g) 
– 2 colheres (sopa) de açúcar demerara (30g) 
– 1 e 1/2 colher (sopa) de cacau em pó (15g) 
– 5 gotas de essência baunilha 

Modo de Preparo 
Lave, higienize, esprema as laranjas e reserve seu suco. Lave, higienize e descasque o abacate. Bata no liquidificador a polpa do abacate, o suco de laranja, o açúcar demerara, o cacau em pó e a baunilha até obter uma mistura homogênea. Coloque a mousse em uma taça. 

Cobertura 
Ingredientes 
– morangos (30g) 
– 6 uvas sem sementes (30g) 
– 3/4 de manga palmer (90g) 
-1 folha de hortelã 

Montagem 
Lave e higienize os morangos, as uvas, a manga e a hortelã. Corte os morangos e as uvas ao meio e a manga em cubos. Disponha as frutas por cima da mousse, decore com a folha de hortelã e sirva. 

Rendimento: 4 porções 
Peso da porção: 100g 
Valor calórico da porção: 110 Kcal 
Tempo de preparo: 25min 

Fontes: livro “Papa Nenê – Alimentação no primeiro ano de vida”, de Magno Veras e Denise Brasileiro e equipe de nutricionistas da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

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