5 receitas baratas para fazer com crianças usando alimentos não afetados pela inflação

Para aproveitar a queda no valor de alguns alimentos, veja opções criativas sugeridas pelo chef Fernando Sichin para variar o cardápio e fugir de ingredientes em alta inflacionária

339
Couve-flor, cebola, arroz, repolho e morangos
Apesar da alta nos preços dos alimentos, há opções que se mantiveram em queda e podem render receitas saborosas e econômicas para toda a família
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

A inflação voltou a ser um tema constante na rotina dos brasileiros. A alta dos preços, sobretudo dos alimentos, pesa no bolso e pode até levar a mudanças no cardápio e busca por receitas baratas.

Na transição entre setembro e outubro, o preço de alimentos e bebidas voltou a subir. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que já soma o valor acumulado de 10,25% nos últimos 12 meses, apresentou um aumento geral maior entre um mês e outro no grupo de Alimentação e Bebidas: 1,27% em setembro, para 1,38% em outubro. Esse índice serve como uma forma de calcular a variação dos preços de produtos no comércio, para o público. Na prática, tomate, batata-inglesa e frango em pedaços somam as maiores porcentagens de aumento esse mês, e impactaram ainda mais as compras no mercado.

Entretanto, apesar da subida no preço de alguns alimentos, outros se mantiveram em queda, e se tornaram opções mais baratas de consumo. Pensando nisso, a Canguru News conversou com o chef de cozinha Fernando Sichin, de Balneário Camboriú (SC), bacharel em gastronomia pela Univali-BC, professor e empreendedor, e pediu receitas feitas com alimentos que tiveram queda nos índices de inflação entre setembro e outubro segundo variações do IPCA e IPCA-15.

O chef enviou cinco sugestões de receitas baratas, práticas e saborosas para fazer em casa para as crianças, variar o cardápio e driblar a alta dos preços, a partir desses alimentos. Confira:

Alimentos com preço em queda: 5 receitas para fazer com os filhos
Chef de cozinha Fernando Sichin, de Balneário Camboriú (SC). | Imagem: arquivo pessoal

1- Arroz doce

O arroz doce é uma sobremesa popular que pode ser uma escolha prática e saborosa para comer com os filhos.

Essa sobremesa pode ter gosto de infância para muitos pais, e certamente é uma boa pedida para os filhos também – especialmente no contexto atual, em que o arroz passou por uma redução de preços no IPCA-15 de outubro (-1,06%), completando o nono mês consecutivo em queda. Para fazer numa tarde de domingo, de sobremesa para o jantar ou comer em família em outra ocasião, o arroz doce é uma opção fácil e certeira. Além disso, conta também com o leite condensado como ingrediente, que já apresenta queda nos preços há três meses seguidos, incluindo em setembro (-3,32%).  

Ingredientes

  • 1 xícara e 1/2 de arroz
  • 2 xícaras e 1/2 de água
  • 5 xícaras de leite
  • 2 colheres de baunilha
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • Açúcar a gosto
  • Canela em pó ou em lascas

Modo de preparo

Em uma panela, coloque a água, o arroz e a canela e deixe ferver até secar a água. Depois, coloque o leite, a baunilha, o açúcar e o leite condensado, mexendo sempre. Deixe ferver por 15 minutos e coloque o creme de leite, mexa. Ferva por mais 5 minutos e pronto! Polvilhe com canela, e sirva quente ou frio, conforme o gosto.

2- Sopa cremosa de couve-flor

 Alimentos com preço em queda: 5 receitas para fazer com os filhos
A couve-flor teve a maior queda de preço do mês de setembro, e sua sopa cremosa faz parte das receitas baratas e saborosas indicadas por Fernando.

A couve-flor está com baixas de preço desde junho, e, no último mês, teve uma queda percentual de -11,66%, a maior da tabela de alimentos do IPCA. Com isso, Fernando dá uma sugestão de sopa cremosa de couve-flor que pode conquistar o paladar dos pequenos e o bolso dos pais, como uma boa opção entre receitas baratas. Você vai precisar de:

Ingredientes

  • 1 couve-flor
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1 litro de caldo de frango
  • 200 g de creme de leite
  • 2 colheres de manteiga
  • Sal, pimenta do reino e noz-moscada a gosto

Modo de preparo

Refogue a cebola, o alho e a couve flor na manteiga até amolecer. Adicione o caldo, cozinhando bem até ficar macio. Em seguida, bata no liquidificador até obter um purê, de modo que fique totalmente cremoso. Volte ao fogo baixo por 10 minutos. Coloque sal, pimenta e uma pitada de noz-moscada.

Por fim, adicione o creme de leite e deixe alguns minutos no fogo, sempre mexendo. Sirva e decore com os floretes de couve flor.


LEIA TAMBÉM:


3- Anéis de cebola

 Alimentos com preço em queda: 5 receitas para fazer com os filhos
Uma porção de anéis de cebola pode ser um aperitivo interessante para ocasiões especiais em família.

Receitas com cebola podem ser difíceis de apresentar às crianças, mas os onion rings prometem ser uma boa opção. A receita consiste em pedaços de cebola empanados em formato de círculo, como um anel, e consegue mascarar o sabor mais forte da cebola, ao formar uma camada crocante em torno dela.

A cebola vem apresentando quedas significativas no preço desde maio de 2021, e manteve a tendência em setembro e outubro. Nessa receita, como ingrediente principal, pode ser servida como um eventual petisco, sozinha ou acompanhada de algum molho de sua preferência. 

Ingredientes

  • 1 cebola grande
  • 100g farinha de trigo
  • 2 ovos
  • 100g farinha de rosca
  • Sal a gosto
  • Óleo para fritura

Modo de preparo

Corte as cebolas em rodelas de um dedo de espessura e solte os anéis. Coloque em um recipiente com água na geladeira por 30 min.

Após o processo, tire as cebolas da água e retire o excesso de umidade com papel toalha. Separe a farinha de trigo em um recipiente, os ovos batidos com garfo em outro recipiente e, por fim, a farinha de rosca em outro recipiente para empanar a cebola.

Empane os anéis de cebola passando na farinha de trigo, depois no ovo e por último na farinha de rosca, nessa ordem. Depois de empanar, pré-aqueça o óleo em 180º e frite as cebolas até que fiquem douradas.

4- Morango com chocolate

Alimentos com preço em queda: 5 receitas para fazer com os filhos
O morango pode ser consumido de várias formas, inclusive em companhia do chocolate, na hora da sobremesa.

O morango com chocolate é uma combinação muito querida pelas crianças, e pode ser preparada em parceria com elas. Apesar de ter apresentado uma alta de 2,11% em agosto, no mês de setembro o morango voltou a cair, com um percentual de -7,27%. A fruta pode ser consumida pura, como ingrediente de sucos naturais e sobremesas diversas. Nessa versão escrita pelo chef Fernando, o ingrediente vem acompanhado de chocolate. Confira:

Ingredientes

  • 1 bandeja de morangos
  • 2 barras de chocolate amargo
  • Palitos de dente
  • Papel manteiga ou papel alumínio

Modo de preparo

Higienize todos os morangos em água corrente e retire o excesso de umidade com papel toalha. Corte o chocolate em pedaços menores e leve para derreter em banho maria.

Em seguida, espete os morangos pelo pedúnculo e passe no chocolate derretido. Após banhado no chocolate, disponha sobre o papel manteiga ou alumínio e leve para geladeira por 30 min. Depois é só se deliciar.

5- Salada de repolho (coleslaw)

Alimentos com preço em queda: 5 receitas para fazer com os filhos
A salada de repolho é refrescante, versátil e muito fácil de ser preparada para os pequenos.

Última indicação entre as receitas baratas para fugir da alta do preços, a coleslaw é uma receita clássica americana, e pode ser apreciada de diversas formas: tanto sozinha, quanto como um ingrediente extra de um lanche ou sanduíche natural. Aproveitando a queda de -9,99% do repolho em sua variação mensal do IPCA mais recente, de setembro, pode ser um bom momento para tentar uma receita nova, como a coleslaw, e aproveitar seus benefícios nutricionais para as crianças. Confira a receita de Fernando Sichin: 

Ingredientes

  • 1/2 repolho
  • 1 cenoura
  • 2 colheres de sopa de salsinha picada
  • 3 colheres de maionese
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Cortar o repolho bem fininho, ralar a cenoura e misturar com o repolho picadinho em um recipiente.

Temperar com maionese, salsinha, sal e pimenta do reino a gosto.


LEIA TAMBÉM:


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

1 COMENTÁRIO

  1. Este artigo é verdadeiramente incrível. Você tem uma forma única de tratar este assunto complexo e o tornar acessível para o leitor. As sugestões e informações apresentadas foram extremamente úteis. Mantenha o excelente trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui