5 receitas de sopa que a criançada vai adorar

A nutricionista Camila Pavam e a chef de cozinha Ariela Doctors indicam cinco receitas de sopa para criança nenhuma botar defeito.

4107
Receitas de sopa: 5 sugestões que fazem sucesso com a criançada; mãos seguram cumbuca de sopa
Sopas com ingredientes saudáveis também podem agradar às crianças
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Uma sopa quente em dias frios é uma ótima pedida, mas o que fazer com as crianças que só de ouvir o nome “sopa” já fazem cara feia? É verdade que há pequenos que tomam um caldo sem problemas, mas também há aqueles que não querem nem saber das receitas de sopa.

Para a nutricionista materno-infantil, Camila Pavam, fundadora do @nutrikidsjr, empresa de comida congelada para crianças, de Juiz de Fora (MG), é preciso escutar o que o filho diz. “É importante construir a ideia de que o saudável precisa ser gostoso para a família toda”, afirma Camila. Ela lembra que para as receitas de sopa, as hortaliças cozidas são mais fáceis de mastigar e têm melhor digestibilidade. “A água, as fibras e a temperatura quente em que a sopa é servida aumentam a saciedade, favorecem o funcionamento do intestino e ajudam a regular o apetite”, comenta a nutricionista. 

O consumo de sopa ajuda a controlar os níveis de colesterol, contribui também para uma absorção lenta e gradual de glicose, regula os níveis de açúcar no sangue e favorece o funcionamento intestinal.

A chef de cozinha Ariela Doctors, idealizadora do projeto Comida e Cultura e proprietária do restaurante Tanger, em São Paulo, ressalta o cuidado com os ingredientes utilizados nas receitas de sopa. “Agora no inverno, esse prato é perfeito. Mas, o importante é preparar comidas com alimentos de verdade, que vêm da natureza local, sem muito processamento e com muita cultura”, destaca Ariela.

A origem da sopa

A sopa é um prato antigo, que faz parte da nossa história. Na verdade, supõe-se que ela tenha surgido ainda na pré-história, em regiões vulcânicas, onde de forma empírica os hominídeos utilizavam poças de água quente para amaciar carnes e vegetais mais duros. Quem sabe, contar isso às criança não faz com que elas se interessem mais pelo assunto? Para além da história, os temperos usados, naturais, de preferência, são fundamentais para agradar à criançada, até porque, sopa com gosto insosso, nem os adultos gostam.

Abaixo, veja cinco receitas de sopa sugeridas pela nutricionista Camila e a chef Ariela que prometem fazer sucesso com a criançada. Até Mafalda, criação do cartunista argentino Quino, que odiava sopas, iria aprovar essas delícias. Bora cozinhar?

Sopa Harira

Ingredientes:

1 xícara de grão de bico (deixar de molho na véspera!)
1 xícara de lentilhas
2 punhados de arroz (¼ de xícara)
1 cebola
2 cenouras
2 talos de salsão
2 tomates
1 ramo de coentro
1 limão
1 colher de sopa de óleo
2 colheres de sopa de farinha de trigo
Sal e pimenta do reino cominho em pó (opcional)
1 osso bovino (opcional)

Modo de preparo:

Cozinhe o grão de bico na pressão por dez minutos. Pique a cebola, a cenoura, o salsão e o tomate (sem pele e sem sementes) em cubos pequeninos. Numa panela grande, coloque o óleo e refogue a cebola. Deixe murchar e acrescente a cenoura. Refogue por mais 2 minutos e acrescente o salsão, mais dois minutos.

Coloque o tomate, as lentilhas, o grão de bico já cozido e acrescente dois litros de água e deixe ferver (se for colocar o osso, pode ser agora). Acrescente o sal, a pimenta do reino e o cominho. Baixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos, até que os legumes fiquem tenros. Retire o osso, acrescente o arroz e a farinha diluída em um pouco de água (isso deixará a sopa aveludada).

Deixe cozinhar por mais 10 minutos e desligue. Sirva com as folhas de coentro e algumas gotas de limão. Bom apetite!

Creme de couve-flor com cogumelos

Ingredientes:

2 cebolas
2 alho porós
1 colher de sopa de manteig
1 colher de sopa de azeite
1 couve flor inteira
2 batatas grandes
3 folhas de Louro
1 xícara de vinho branco seco
1 bandeja de cogumelo paris
1 bandeja de cogumelo porto belo
1 bandeja de cogumelo shitake
1 punhado de salsinha
1 talo de salsão
1 cenoura
3 dentes de alho
1 punhado de coentro em grão
Pimenta do reino a gosto
1 pimenta dedo de moça 1 bouquet garni ( tomilho, salvia, alecrim)

Modo de preparo:

Caldo de legumes Em uma panela funda coloque 2 litros de água, uma cebola sem casca cortada ao meio, os 3 dentes de alho, a cenoura sem casca cortada em 3 partes, o talo de salsão, 1 alho-poró cortado em 3 partes, 1 folha de louro, ½ pimenta dedo de moça com sementes, o bouquet garni, e o coentro em grão.

Leve ao fogo e deixe ferver por 40 minutos. Reserve. Creme de couve-flor Em uma panela funda coloque a manteiga, o azeite, a cebola e o alho-poró cortados, refogue até que crie uma crostinha na panela. Junte a couve-flor e a batata picada, as folhas de louro e um pouco de sal. Junte o vinho e deixe até que evapore o álcool.

Vá aos poucos regando com o caldo de legumes até que a batata e a couve-flor cozinhe. Processe no liquidificador e reserve.

Cogumelos

Em uma frigideira bem quente, coloque os cogumelos picados, deixe dourar e acrescente o azeite e o sal. Espere mais uns minutos e retire do fogo. Reserve. No prato sirva a sopa com os cogumelos.

Sopa de cenoura com gengibre: para tomar no copinho

Com sabor adocicado e muito aromática, o cheiro dessa sopa é um convidativo!

Ingredientes:

2 cenouras picadas em 4 partes iguais
½ cebola pequena picada grosseiramente
1 pedacinho de gengibre ralado (0,5 cm)
1 colher de sopa de azeite
1 pitada generosa de sal marinho
300 ml de água filtrada

Modo de preparo:

Escolha uma panela pequena, leve ao fogo, adicione o azeite, refogue a cebola, frite o gengibre. Adicione as cenouras, a agua, o sal e deixe cozinhas por 20 minutos coma panela tampada. No liquidificador, ou mixer, com a água do cozimento, bata todos ingredientes até ficar cremosa. Sirva em copinhos pequenos.

Rende 6 mini porções.

Sopa de feijão branco – uma receita de sopa que substitui uma refeição

5 cores e muita sustância para um delicioso jantar!

Ingredientes:

1 colher de sopa de azeite
2 cebolas pequenas picadas em cubinho
1 xícara de feijão branco ou grão de bico
1 Litro de água filtrada
2 cenouras picadas em rodelas
3 batatas picadas em cubos maiores
2 pitadas de sal marinho
Louro e cominho (opcional)
4 folhas de couve fatiadas o mais fino possível.
Opcional adicionar 300g de carne (bacon, paio, músculos)

Modo de preparo:

Deixe a leguminosa de sua escolha de molho em agua filtrada por 24 horas. Descarte água do molho. Na panela de pressão, refogue a cebola no azeite, junto a carne (se assim quiser), adicione todos os ingredientes. Feche a panela de forma correta. Cozinhe por 30 minutos. Espere a pressão sair, abra a panela e adicione acerte o sal. Adicione as folhas de couve fininhas. Sirva-se com prato fundo.

Rende 6 porções.

Sopa de alface: para dormir bem

Leve e nutritiva para uma ótima noite de sono.

Ingredientes:

1 colher de sopa de azeite
1 alho poró fatiado
2 chuchus picado
1 xícaras de água
1 maço de alface (higienizado)
1 maço de salsinha (higienizado)
2 pitadas de sal marinho
Queijo maturado (opcional)
Alecrim e anis estrelado ou erva doce à gosto

Modo de preparo:

Higienizar todas as hortaliças. Em uma panela adicionar o azeite e refogar o alho-poró fatiado e o chuchu. Adicionar 1 xícara de água e deixar ferver. Adicionar as folhas picadas grosseiramente (alface e salsinha) e deixar cozinhar por mais 5 minutos mais ou menos. Pode ser consumida assim ou batida no liquidificador para ficar cremosa. Servir com queijo parmesão ou meia cura ralinho. Sirva em cumbuquinhas. Rende 6 porções.

Leia também: 3 receitas de doces gostosos e saudáveis para crianças


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui