Bombeiros conscientizam crianças contra queimadas em matas

    66
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais

    Da redação

    16fb57d5-8d4b-42e5-ae7c-35a9b3e27150.jpg (139 KB)
    Foto: Divulgação / Bombeiros MG

    Todos os anos, os parques estaduais sofrem com as queimadas, especialmente nos períodos de estiagem (maio a julho). De acordo com o Sistema de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), em 2017, o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça teve 503,46 hectares de área dizimada pelo fogo e registrou pelo menos 56 ocorrências. Número bem maior que o registrado no ano anterior (2016), quando foram registradas 47 ocorrências e 26,38 hectares de área destruída. 

    Atento a estes números, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais realiza trabalhos de prevenção e conscientização em escolas e comunidades, com o fim de disseminar a cultura de preservação de matas e parques em todo o estado

    Nesta semana, militares do Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres (Bemad), estiveram em escolas do bairro Jardim Canadá, em Nova Lima para conversar com os alunos. Durante 40 minutos, eles falaram sobre Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. A palestra mostrou também a importância e utilidade dos parques para a sociedade em geral e para os moradores do entorno. Ressaltou a preservação das nascentes e os malefícios causados pelas queimadas, tais como a demora para que a natureza se recomponha, a perda da fauna e flora, entre outros assuntos.

    A operação, que recebe o nome de Alerta Verde conta também com visitas externas em que os alunos conhecem o Pelotão de Combate a Incêndio Florestal (PCIF), estrutura e equipamentos utilizados no combate ao fogo. Os cães, que ajudam nas buscas de pessoas perdidas nas matas, também fazem parte das apresentações para atrair atenção dos alunos. 

     

     

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui