Brincadeiras em família: 5 benefícios para o desenvolvimento infantil

Da resolução de problemas ao pensamento criativo, entenda como o brincar é importante para que a criança tenha uma infância saudável

1421
Pais brncam com filho que mexe em aviãozinho de madeira
Nas atividades lúdicas, a criança explora a imaginação
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

É por meio do brincar que a criança descobre o mundo, se expressa e aprende a interagir com a realidade. Brincando, ela desenvolve habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas e cognitivas. E quando os pais participam da hora das brincadeiras, contribuem para a criação de vínculos e de memórias com os pequenos. Veja a seguir os benefícios de compartilhar momentos divertidos do brincar em família.

1. Capacidade de resolver problemas 

Brincando a criança explora livremente a sua imaginação e todo o seu corpo. Nas atividades lúdicas as regras são inexistentes, o pequeno observa o ambiente ao seu redor e cria sua própria forma de interagir com ele. Através dos pensamentos inovadores na forma de brincar e com o que brincar, são desenvolvidas habilidades artísticas, espaciais e de lógica. A criança aprende a pensar de forma criativa além de desenvolver caminhos diversos para resolução de problemas.

2. Empatia e colaboração 

As brincadeiras em família resultam em uma socialização para a criança, ao dividir os brinquedos, auxiliarem os pais e serem auxiliados no manuseio dos mesmos. Os pensamentos de cooperação surgem por meio da interação: a criança que brinca com outras pessoas desenvolve a socialização e empatia a longo prazo. Nas atividades divertidas, os pequenos sugerem, argumentam, colaboram e lidam com ideias diferentes.

LEIA TAMBÉM:

3. Pensamento criativo

Cantando, encenando e dançando as crianças podem aperfeiçoar sua habilidade de criar e inovar, estimulando o pensamento criativo. Enquanto elas elaboram seus conceitos de vida, os adultos se beneficiam desses momentos com um novo olhar sobre o seu cotidiano. A forma com que os pequenos criarão e lidarão com as ações divertidas pode auxiliar na maneira de lidar com as atividades do dia a dia.

4. Desenvolvimento cognitivo

Uma pesquisa da Universidade norte-americana Wisconsin–Madison analisou o cérebro de 128 crianças sem o estímulo para brincar. Os resultados mostraram que elas possuíam as estruturas cerebrais responsáveis pelas emoções e memórias menos desenvolvidas em relação às crianças que tiveram esse incentivo. O ato de brincar desenvolve cognitivamente os pequenos e para ajudar nesse processo jogos como os de tabuleiro e brinquedos de montar e desmontar são bons aliados.

5. Melhora na relação e comunicação familiar 

As brincadeiras em família permitem que todos se reúnam de forma descontraída, estimulando a conversa, o trabalho em equipe e mesmo a definição de limites e regras. Essas atividades são lembradas pelos pequenos em seu cotidiano, e assim, por meio do brincar em família, passam a ter uma comunicação mais transparente, compreensiva e empática com seus familiares.

*Dicas do Brinquedo livre, portal que promove a compra, venda e troca de brinquedos novos e usados.

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui