Uma mensagem que está circulando no WhatsApp afirma que o banco Itaú e a Turma da Mônica se juntaram para oferecer historinhas grátis durante a quarentena. O texto diz que, para solicitar o brinde, o usuário deve entrar no site indicado. Mas atenção: a mensagem é falsa. Por isso, o clique no link não é recomendado.
A mensagem que está circulando é a seguinte:
“Para unir forças durante a quarentena, o Itaú e a Turma da Mônica fizeram uma parceria e estão distribuindo gratuitamente um combo com 4 historinhas da edição especial Leia para uma criança by Turma da Mônica! Para solicitar o seu, acesse o site oficial da promoção: [link].”
Segundo relatos feitos nas redes sociais, ao entrar no site, um texto pede que o usuário realize um cadastro e compartilhe o link entre seus amigos do WhatsApp. E, assim, a notícia falsa vai se espalhando cada vez mais.
Leia também – Fique atento às notícias falsas sobre o coronavírus
Tanto o Itaú quanto a Turma da Mônica desmentiram a história em seus perfis no Twitter. Veja as declarações abaixo.
Declaração da Turma da Mônica
Declaração do Itaú
A campanha “Leia para uma criança”, do Itaú, realmente existe. Ela distribui gratuitamente livros infantis indicados para crianças de até 6 anos, estimulando a leitura dos adultos para os pequenos. No entanto, por conta da pandemia de coronavírus, os livros não estão sendo distribuídos no momento. O banco indica que as pessoas leiam de sua coleção online, que pode ser acessada neste link.
A Turma da Mônica também liberou acesso gratuito a mais de 180 gibis digitais durante a quarentena – e o acesso é feito exclusivamente pelo aplicativo oficial da turminha, o Banca da Mônica. A gratuidade deste pacote está quase chegando ao fim: os gibis só continuarão gratuitos até o dia 25 de abril.
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.