10 atividades lúdicas que contribuem para a alfabetização 

Neuropedagoga ressalta a importância desse aprendizado para o desenvolvimento pleno das crianças; ela dá sugestões de práticas para promover na escola

71
Criança brinca com letras em processo de alfabetização
Diferentes atividades podem ser realizadas com as crianças em processo de alfabetização
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Neste mês em que se comemora o Dia Mundial da Alfabetização (8 de setembro), educadores destacam a relevância desse processo tão importante para o desenvolvimento integral da criança, que permite trabalhar diferentes questões cognitivas, linguísticas e sociais. Aprender a ler e escrever muda o jeito de os pequenos explorarem o mundo e traz impactos a longo prazo, tanto no ambiente acadêmico quanto no profissional.  

“A alfabetização é uma etapa crucial no desenvolvimento, mas nem sempre é um processo fácil ou interessante. Com as estratégias adequadas, porém, pode se tornar muito mais agradável”, explica a neuropedagoga e psicopedagoga Mara Duarte, diretora da Rhema Neuroeducação, instituição de ensino voltada à formação de professores. 

No Brasil, pouco mais da metade (56%) dos estudantes de escolas públicas brasileiras alcançaram o patamar de alfabetização definido pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para o 2° ano do ensino fundamental. A meta é que 100% das crianças desse ano sejam alfabetizadas até 2026, segundo o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado pelo Ministério da Educação (MEC).   

LEIA TAMBÉM:

Atividades lúdicas podem servir de estímulo à alfabetização, ao transformar o aprendizado da leitura e da escrita em uma atividade divertida e envolvente. Confira 10 sugestões da especialista para trabalhar em sala de aula (e em casa também): 

  1. Caça ao tesouro das letras: 
    Esconda letras do alfabeto pela sala ou pelo ambiente externo e incentive as crianças a encontrá-las. Conforme encontram cada letra, peça para identificarem o nome e o som correspondente. 
  1. Bingo de palavras: 
    Crie cartelas de bingo com palavras simples e imagens correspondentes. À medida que as palavras são chamadas, as crianças podem marcar nas cartelas, incentivando o reconhecimento visual das palavras. 
  1. Jogos de memória com letras e palavras:  
    Faça jogos de memória com cartas que tenham letras ou palavras escritas, pois isso ajuda no reconhecimento visual das letras e no desenvolvimento da memória. 
  1. Histórias com fantoches:  
    Use fantoches para contar histórias simples que enfatizem as letras e os sons. As crianças podem interagir com os personagens e repetir palavras-chave durante a história. 
  1. Quebra-cabeças de palavras:  
    Crie quebra-cabeças com palavras simples e imagens correspondentes. “À medida que as crianças montam o quebra-cabeça, podem repetir a palavra em voz alta, reforçando a associação entre a escrita e o som.  
  1. Blocos de montar: 
    As peças de encaixe podem ganhar letras maiúsculas e minúsculas, pintadas com caneta hidrocor, para que as crianças façam a correspondência entre elas. 
  1. Jogo da velha com letras e palavras:  
    Adapte o tradicional jogo da velha substituindo os símbolos por letras ou palavras. Essa atividade ajuda no reconhecimento das letras e no desenvolvimento do raciocínio lógico. 
  1. Pintura de letras e palavras:  
    Incentive as crianças a praticarem a escrita e a ortografia através da pintura. Elas podem pintar letras e palavras em folhas de papel ou até mesmo em calçadas usando giz. 
  1. Escrita de histórias em grupo: Divida as crianças em grupos e peça para criarem histórias juntas. Cada grupo pode escrever uma parte da história, incentivando a prática da escrita colaborativa. 
  1. Jogo da caixa de sons: Coloque objetos que comecem com diferentes letras em uma caixa. As crianças devem escolher um objeto aleatório e identificar o som inicial da palavra.

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News, sempre no último sábado do mês, no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui