Xô, desperdício! Dicas da Magali para aproveitar bem os alimentos

Orientações sobre a compra, higiene e armazenamento de frutas e hortaliças faz parte de cartilha recém lançada pela Mauricio de Sousa Produções

1914
Cartilha da Magali traz dicas para não desperdiçar alimentos; ilustração mostra capa da cartilha que traz imagem da Magali e o título
Uma das dicas da cartilha é quanto ao consumo de alimentos de época, que costumam ser mais baratos e facilmente encontrados
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

A Turma da Mônica lançou mais uma cartilha, desta vez, para falar do desperdício de alimentos durante a pandemia. A garota da capa vocês já viram quem é, não? Isso mesmo, Magali, a personagem mais comilona da Turma da Mônica! Além dela, Chico Bento também aparece na cartilha, para falar dos produtos do campo. É bom demais, sô! Brincadeiras à parte, o material tem como objetivo orientar e auxiliar as famílias a evitar o desperdício de alimentos, na hora da compra, do armazenamento e consumo.    

Uma das dicas é quanto à lista de compras. A cartilha sugere optar pelos alimentos da época, que são encontrados com mais facilidade, em melhor qualidade e têm preços mais acessíveis. O material também alerta sobre o transporte de alimentos sensíveis e traz informações sobre a durabilidade de frutas e hortaliças. 

LEIA TAMBÉM: Alimentação saudável na quarentena: Turma da Mônica lança guia de receitas

“O consumo consciente de alimentos, a fim de evitar qualquer desperdício, é necessário e urgente. Com a nossa colaboração, sempre de uma forma divertida e lúdica, podemos alavancar o proveito integral dos alimentos, não somente nesse período de quarentena. A ideia é que essas dicas possam se tornar um hábito”, pontua Mônica Sousa, diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções, que idealizou a cartilha com o apoio da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), e Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). De acordo com a executiva, os personagens colaboram para que a mensagem chegue ao público infantil, trazendo a importância do consumo consciente desde cedo.

Para aproveitar ao máximo os alimentos, o documento propõe aproveitarmos as cascas, pelos nutrientes e fibras que possuem. “Diversas frutas e hortaliças podem ser consumidas sem precisar descascar, sendo que as cascas muitas vezes também podem ser usadas em outras preparações”, explica a cartilha, lembrando que é preciso sempre higienizar corretamente qualquer fruta ou hortaliça antes do consumo. Veja a seguir receitas saudáveis indicadas pela cartilha.

LEIA TAMBÉM: Turma da Mônica: Magali protagoniza cartilha sobre cuidados com alimentos em tempos de coronavírus

LEIA TAMBÉM: 35 lições que as crianças devem aprender, segundo Mauricio de Sousa e Mario Sergio Cortella

Petiscos e caldos feitos das cascas dos alimentos

Como preparar aperitivos leves e saudáveis com cascas de batata e mandioquinha:

• Asse as cascas da batata e mandioquinha no forno
• Regue com azeite ou óleo e salpique sal e pimenta-do-reino. 

Para preparo dos caldos:

• As cascas das hortaliças como cenoura, cebola, alho, chuchu, batata etc. podem ser utilizadas na preparação de caldos para sopas, carnes ensopadas etc.

Como fazer:

• Ferva as cascas em água durante 1 hora;

• Tire as cascas e utilizar o caldo;

• O caldo também pode ser congelado para ser usado depois;

• A água do cozimento dos vegetais contém grande concentração de vitaminas hidrossolúveis e não devemos descartá-las. Que tal usar para cozinhar o arroz ou o macarrão?

A cartilha está disponível nas redes sociais da Turma da Mônica: Instagram, Facebook e Twitter.

Clique aqui para baixar a cartilha.

LEIA TAMBÉM: Agora sim! Turma da Mônica divulga imagem de Cascão lavando as mãos na prevenção contra o coronavírus

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui