Campanha quer que aulas comecem mais tarde para ajudar sono de estudantes

43
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Da Redação

alimentos-dormir-bem-simone-ferraz-canguru-online.jpg (360 KB)

Começa neste domingo, 11 de março, a Semana do Sono, campanha promovida pela Associação Brasileira do Sono (ABS), em conjunto com a Associação Brasileira de Odontologia do Sono (ABROS) e a Associação Brasileira de Medicina do Sono. Com o slogan “Respeite seu sono e siga seu ritmo”, a ideia é cosncientizar as pessoas, até o dia 18 de março, sobre a importância do sono para a saúde e qualidade de vida.

O estudo dos ritmos biológicos tem sido tema central na área do sono e, mais recentemente, foi o destaque do prêmio Nobel de Medicina de 2017. Os estudiosos Jeffrey C. Hall; Michael Rosbash e Michael W. Young foram premiados por desvendarem os aspectos moleculares e genéticos dos ritmos biológicos.

Leia também:

O descanso ideal por faixa-etária
Os distúrbios do sono mais comuns
Alimentos que ajudam a criança a dormir
20 dicas para o bebê dormir a noite toda

Durante a campanha, os especialistas farão um alerta especial ao sono do jovem estudante. Foi publicado um manifesto sensibilizando órgãos públicos para que seja revisto o horário de entrada em sala de aula dos estudantes do período da manhã.

No documento, a Associação Brasileira de Sono propôs que o início das aulas para os estudantes do sétimo ao nono ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio (adolescentes entre 13 e 17) ocorra preferencialmente a partir das 8h30, para garantir um mínimo de quantidade e qualidade do sono e um bom processo aprendizagem.

“Nosso principal intuito será conscientizar pais e educadores sobre a importância de respeitar o ritmo e os relógios biológicos de cada indivíduo, especialmente na fase da adolescência, repleta de peculiaridades e mudanças. Nosso alerta, em especial, visará conscientizar o quão essencial é uma noite bem dormida para se obter um bom rendimento escolar”, ressalta a Dra. Andrea Bacelar, médica neurologista, presidente da Associação Brasileira do Sono.

Ações voltadas à população

Durante a semana (11 a 18 de março), os especialistas farão atendimento à população em mais de 20 cidades brasileiras. Além do tira-dúvidas, serão distribuídos folhetos sobre distúrbios do sono e dicas de qualidade do sono e haverá totens e banners interativos para esclarecer às pessoas como respeitar o seu ritmo e obter uma melhor qualidade do sono.

CLIQUE AQUI para ver a programação completa.

Também haverá, no site da associação, vídeos sobre apneia do sono, insônia, sono na infância e adolescência e privação do sono, gravados pelos especialistas da ABS.

 

Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui