Como escolher o livro ideal para cada faixa etária da criança

1078
Mulher ruiva lê para criança negra. Ambas estão sentadas em uma cama. Veja indicação de livros para cada faixa etária, dos 3 aos 12 anos.
Veja indicação de livros para cada faixa etária, dos 3 aos 12 anos.
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Introduzir a leitura na vida das crianças é tão importante quanto desafiador. E um dos erros que mais influenciam o gosto da meninada pelos livros é a coerência entre a idade da criança e a obra escolhida. Por isso, antes de comprar um livro para seu filho, é preciso verificar quais gêneros são mais indicados para cada faixa etária dos pequenos. As opções vão de contos infantis a fábulas, ou simplesmente histórias ilustradas.  O importante é saber se aquele gênero está corretamente inserido na realidade de compreensão da criança. Para ajudar os pais nessa escolha, o clube de assinaturas de livros infantis Leiturinha fez uma lista que aponta quais os tipos de livros que se adaptam melhor a cada faixa etária.

Até os 3 anos

Dos primeiros meses até o quarto ano de idade, já é possível introduzir gradativamente a leitura na vida da criança. Nesta fase, seu interesse é aguçado por texturas, cores, sons e também pela voz de quem conta a história. Pop-ups e dobraduras são grandes aliados. Quanto ao gênero, não existem determinações: os bebês gostam de livros que estimulam sua visão, audição e tato, independente do tipo de história infantil.

Dos 4 aos 6 anos

As ilustrações continuam sendo indispensáveis neste período, mesmo sem o uso de texturas e dobraduras. Os contos de fadas e aventuras são gêneros atrativos. Procure escolher livros com poucas páginas, textos ampliados e espaçados. Ou seja, livros mais lúdicos, mas com histórias que estimulem a interpretação.

Leia também: 10 livros infantis que marcaram as últimas décadas

Dos 7 aos 9 anos

Nesta fase, a criança já está familiarizada com o hábito a leitura e está iniciando a alfabetização. É a época da curiosidade e da descoberta das preferências literárias. As histórias com moral, como as fábulas, vão ajudar a ampliar a imaginação, concretizar o caráter e abranger o repertório cultural da criança, além de desenvolver o seu vocabulário.

Dos 10 aos 12 anos

Suspense e aventura são os gêneros que mais chamam atenção entre as crianças nesta fase. É o período da pré-adolescência, no qual as ilustrações, texturas e outros recursos utilizados para os leitores mais novos já cedem espaço para textos mais complexos. Esta é a fase de reflexão, em que o leitor procura desvendar mistérios, curiosidades e outros quebra-cabeças.

Dica para todas as idades

Existem tipos de histórias que atraem mais uma criança do que outra. Além de verificar a faixa-etária e o gênero, é sempre importante valorizar o gosto da criança – que vai se desenvolvendo cada vez mais com a leitura cotidiana.

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui