Cada filho é único: saiba como agir para despertar o amor entre os irmãos

"Nos momentos de atrito, precisamos ter uma intervenção inteligente", afirma a psicóloga Camila Cury

501
Cada filho é único: saiba como agir para despertar o amor entre os irmãos; garota abraça irmão mais novo sorridente em espaço aberto com árvores ao fundo
Respeitar as singularidades de cada filho é uma forma de contribuir para despertar o amor entre os irmãos
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Cada filho é único e, por isso, não devemos compará-los. Além dessa atitude não ser nada saudável para a construção da personalidade deles, agindo assim, prejudicamos a afetividade entre os irmãos. E isso é o oposto do que nós, mães e pais, desejamos. Neste artigo, vou tratar desse assunto e lhe mostrar como agir de maneira inteligente na hora de educar.

Eu sou mãe de dois e sei que eles têm personalidades diferentes. Meu filho mais velho, Augusto, é uma criança que pensa nas consequências de suas atitudes e está sempre preocupado se algo vai colocá-lo em perigo. Por isso, ele me pergunta com frequência: “mamãe, isso vai me machucar?”. Já a Alice, a mais nova, é mais impulsiva e gosta de experimentar sem pensar muito nos riscos.

Ou seja, cada um deles exige de mim diferentes estratégias e ferramentas para que cresçam e se desenvolvam de forma saudável e feliz. Sendo assim, não devo compará-los. Frases do tipo “olha, sua irmãzinha faz e você não” servem para exaltar um e diminuir o outro, além de criar uma disputa nada saudável entre os irmãos.


Leia também: Crianças precisam descobrir que são ‘antifrágeis’ para viver no mundo pós-covid


Ao respeitar as singularidades de cada um, estamos também contribuindo para despertar o amor entre os irmãos.

Não crie rótulos para seus filhos. É importante usarmos boas referências, mas com o cuidado de não fazer um se sentir incapaz. Cada criança tem o seu momento de desenvolvimento e aprendizagem. Nosso papel como pais é ajudar os filhos em todas as suas etapas, respeitando as individualidades.

Ao respeitar as singularidades de cada um, estamos também contribuindo para despertar o amor entre os irmãos. Brigas vão existir e são normais.  Afinal, os irmãos estão aprendendo a conviver, a ouvir “não”, a ceder e a dividir.

Nos momentos de atrito, precisamos ter uma intervenção inteligente. Não tome partido, pois assim você estará definindo que um está certo e o outro, errado. Esses papeis não são saudáveis para a construção da personalidade nem do amor entre os irmãos.

Proponha o diálogo, busquem soluções em conjunto e estimule seus filhos a enxergar as características saudáveis um do outro. Crie situações para que eles se amem, se admirem e tenham uma boa convivência. Assim, você terá filhos que têm sim suas divergências, mas que sabem explorar o que o irmão tem de melhor.


Leia também: Conflitos entre irmãos podem ser úteis, sabia? Se você souber o que NÃO fazer.


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui