Pais que falam demais nem sempre ajudam seus filhos

Em entrevista, consultora educacional Bete Rodrigues fala sobre como fazer perguntas verdadeiras, ficar em silêncio e tomar atitudes que realmente terão impacto no desenvolvimento da autonomia infantil

453
Pais que falam demais podem prejudicar a autonomia dos filhos; Bete Rodrigues, consultora educacional
O antigo ditado "falar menos e ouvir mais" pode ser posto em prática também com os filhos
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Os pais, muitas vezes, estabelecem uma relação cotidiana com os filhos repleta de comandos, instruções e ordens, sem espaço para que a criança faça reflexões verdadeiras e desenvolva a autonomia. Selecionamos um vídeo, preparado pela Phitters, produtora de cursos online e parceira da Canguru News, em que a consultora educacional Bete Rodrigues fala sobre os desafios da comunicação entre pais e filhos para ajudar as famílias.

Dar espaço para as crianças falarem, segundo a consultora, vai ajudá-las a aprender a tomar decisões, em vez de sempre escutarem comandos, broncas e ordens dos pais. Crianças, pontua ela, precisam ter espaço para refletir sobre problemas e tomar decisão. Essa abertura para fazer perguntas verdadeiras toma mais tempo e dá mais trabalho aos pais, mas é esse tipo de comportamento que pode ajudar a criança a desenvolver habilidades para a vida.

Na entrevista, a consultora também dá dicas sobre as horas de crise: o que você faz quando, por exemplo, seus dois filhos estão brigando por um mesmo brinquedo? Se a criança está nervosa demais, aos prantos, é eficaz dar uma bronca ou é melhor simplesmente não falar nada, acolhe-la, pegá-la pela mão até que ela se acalme? Dicas assim podem ser valiosas na educação parental. Acessem o canal da Canguru News para conhecer outras postagens.


Leia também: Assista a vídeo que explica a diferença entre terror noturno e pesadelo


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui