Constelação Familiar: uma ferramenta que pode ajudar na relação com os filhos

A psicóloga e consteladora familiar Daniela Silvares explica como a Constelação Familiar pode ajudar na criação dos filhos

1197
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Imagine que você conta, para desconhecidos, uma situação que vive ou viveu com a sua mãe. Essas pessoas, reunidas em um grupo, mal te conhecem, não sabem nada sobre a sua história familiar. Mas fazem, a partir de seus relatos, uma representação daquela história contada. É como se fosse uma peça de teatro, ou a “encenação” de um período ou uma situação da sua vida. É incrível o campo energético que pode sair daquela representação e as revelações inesperadas que podem surgir. Esse processo terapêutico, essa ferramenta, pode ser transformadora, conta a psicóloga Daniela Silvares, em entrevista à Canguru News (no vídeo abaixo). Ela mesma teve uma experiência reveladora com a Constelação Familiar, esse método de representação. Para a psicóloga, que hoje também é consteladora familiar, a ferramenta é uma “filosofia de vida” que pode auxiliar as pessoas a compreender obstáculos nas relações familiares e de trabalho.

Nesta entrevista, Dani Silvares, como é conhecida profissionalmente, explica que a Constelação Familiar é algo que “se sente no corpo”, transcendendo a compreensão mental. “Quando você coloca as pessoas para representarem [uma situação], elas acessam um campo de representação que Bert Hellinger observou: se a gente está numa postura neutra, imparcial, ao me conectar eu acesso informações que estão no campo, que não foram ditas”, explica. Psicanalista, missionário católico na África do Sul e estudioso da pedagogia, teologia e filosofia, Hellinger foi o criador da Constelação Familiar, cujo termo, em alemão, é “Familienstellen”. Ele morreu em 2019.

Numa Constelação, explica Silvares, “os representantes se manifestam a partir do que estão sentindo, e isso revela a dinâmica que está oculta”. Nesta entrevista, a psicóloga conta um exemplo prático do que aconteceu com ela numa dinâmica de Constelação e explica de que maneira essa ferramenta pode ajudar pais e mães a enfrentarem suas próprias sombras, das suas relações com os próprios pais, por exemplo, para melhorar o contato e o relacionamento com seus filhos.


Leia também: 3 atitudes tóxicas que contaminam o ambiente familiar



Leia também: Quando os erros ajudam o seu filho a ter sucesso no futuro


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui