6 habilidades importantes para toda a vida das crianças

Criatividade, autoestima e aprender a fazer escolhas são habilidades que favorecem o desenvolvimento dos pequenos, inclusive para a boa educação financeira

381
Menino levanta os braços para cima
A criança deve ser estimulada a acreditar no seu potencial, afirmam os educadores financeiros Carlos Eduardo Costa e Lívia Benassi | Foto: depositphotos.com
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Existem diversas habilidades que devemos estimular em nossos filhos e que serão importantes ao longo de toda a vida. Em um trabalho conjunto com a educadora financeira Lívia Benassi, elaboramos uma lista de algumas dessas habilidades que serão inclusive fundamentais para o desenvolvimento de uma boa educação financeira das crianças. E é importante lembrar que ajudar nossos filhos a ter uma relação mais saudável com o dinheiro terá um impacto no dia a dia financeiro da família, mas terá um impacto ainda maior no futuro deles. Com certeza, terão menos dificuldades nos caminhos que escolherem em suas vidas.

E quais seriam essas habilidades? Vamos à lista que elaboramos juntos.

1. Desenvolver a autoestima: é importante que a criança tenha uma avaliação subjetiva de si mesma, sem superestimar suas qualidades e defeitos. Deve ser estimulada a acreditar e tentar atingir o seu potencial.

2. Desenvolver o autocontrole: é importante que a criança aprenda a dominar seus próprios impulsos, emoções e paixões. Agir sob forte emoção ou de forma impulsiva pode impactar negativamente a vida financeira.

3. Saber compartilhar: a criança deve compreender a importância do doar, ou seja, fazer algo pelo próximo sem esperar nada em troca. Isso pode se dar com coisas materiais e também não materiais como nosso tempo ou conhecimento. É importante saber dividir.

4. Aprender a fazer escolhas: desenvolver habilidades de consciência para avaliar cada escolha, sabendo que haverá consequências sobre elas.

5. Resolver problemas: desenvolver a autonomia na criança para identificar e encontrar possíveis soluções em resolver problemas do cotidiano.

6. Criatividade: estimular a criatividade através de jogos educativos e leitura. Ler com e para os filhos e fazer com que eles desenvolvam a criatividade faz com que compreendam melhor as situações pois participam do lúdico.

E tudo isso pode ser desenvolvido em ações práticas no cotidiano de nossas famílias, sem esquecer de respeitar a maturidade de cada criança. E você, concorda que é importante ajudar os seus filhos a desenvolver essas habilidades?

*Este texto é de responsabilidade do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.

LEIA TAMBÉM:

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui